KLM e ZeroAvia planeiam voo de demonstração com emissões zero usando hidrogénio líquido

Com uma redução estimada de até 90% no impacto climático, o voo de teste com hidrogénio líquido deverá acontecer em 2026, segundo avança a KLM em nota à imprensa.
A KLM Royal Dutch Airlines e a ZeroAvia acabam de anunciar que vão trabalhar para efetuar um voo de teste usando os motores elétricos movidos a hidrogénio de emissão zero ZA2000 da ZeroAvia para grandes turbo-hélices regionais.
Os motores elétricos a hidrogénio utilizam hidrogénio em células de combustível para gerar eletricidade, que é depois utilizada para alimentar os motores elétricos que acionam as hélices do avião. A única emissão é de vapor de água a baixa temperatura, pelo que os estudos estimam uma redução até 90% no impacto climático quando comparado com os voos típicos a jetfuel.
As empresas pretendem realizar uma demonstração inicial de voo de A a B entre dois aeroportos em 2026. Além de permitirem identificar o par de aeroportos ideal, os trabalhos imediatos vão servir para obter as licenças de voo regulamentares necessárias e garantir o fornecimento de combustível de hidrogénio líquido e a criação de infraestruturas de apoio para o abastecimento das aeronaves.
“Com esta colaboração, a KLM e a ZeroAvia estão a construir uma base de evidências com vista à adoção de voos mais limpos na rede da KLM. Além disso, este projeto de demonstração acelerará o desenvolvimento de conceitos de operações com aviões movidos a hidrogénio em toda a EU”, refere o comunicado.
Imagem: ©KLM