José Manuel Santos é o novo presidente da Direção da ARPTA

José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, vai assumir a partir de agora, também, a liderança da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), depois de na segunda-feira, 31 de março, terem sido eleitos os novos órgãos sociais para o triénio 2025-2028. A tomada de posse está marcada para 7 de abril.
A Assembleia Geral Eleitoral da ARPTA, que se realizou no Convento do Espinheiro, em Évora, culminou com a eleição dos novos órgãos sociais num sufrágio com uma lista única, encabeçada por José Manuel Santos, cuja cerimónia de tomada de posse está marcada para o próximo dia 7 de abril, pelas 15h00, na Herdade da Malhadinha Nova, em Albernoa, Beja.
A nova Direção reflete uma ampla representatividade do tecido turístico regional, reunindo associações setoriais, grupos hoteleiros, operadores turísticos e projetos de enoturismo e sustentabilidade, num esforço conjunto para reforçar a coesão e a competitividade do destino Alentejo.
Segundo José Manuel Santos, presidente eleito da Direção da ARPTA, “a promoção turística do Alentejo precisa de uma resposta mais ambiciosa e agregadora, à altura dos desafios e oportunidades que temos pela frente. Queremos liderar o futuro com uma estratégia mais integrada, mais internacional e com forte ligação ao território e às empresas que o constroem diariamente”.
O novo ciclo de governação da ARPTA pretende reforçar a promoção externa do Alentejo, aumentar o peso do turismo internacional, garantir maior eficácia na gestão dos recursos e alinhar-se com uma estratégia de desenvolvimento sustentável para toda a região, incluindo o Ribatejo. A convergência operacional entre a Entidade Regional de Turismo e a ARPTA será um dos pilares para garantir maior coesão, inovação e capacidade de resposta.
O manifesto apresentado propõe uma “Agência mais autónoma financeiramente, mais próxima dos associados, mais funcional na promoção externa e mais digital e inovadora. Estão também previstas ações concretas como a criação de clubes de produto, reforço da equipa técnica, novos instrumentos de marketing digital e campanhas de promoção em mercados estratégicos, como o Brasil, EUA e Espanha, bem como a aposta na captação de eventos internacionais e produções audiovisuais”.