Jorge Rebelo de Almeida recebe grau de Comendador da Ordem de Rio Branco
O fundador e presidente dos hotéis Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, foi condecorado pelo presidente da República do Brasil, Lula da Silva, com o grau de Comendador da Ordem de Rio Branco. O título foi entregue pelo embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, a 3 de fevereiro, no hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa.
Desde 1963, as condecorações da Ordem de Rio Branco são as mais importantes concedidas pelo Ministério das Relações Exteriores a pessoas físicas e jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, com destacados serviços prestados ao Brasil ou méritos excecionais, distinguindo as personalidades que projetam aquele país no plano internacional em vários sectores, desde o empresarial, à sociedade civil, cultura ou desporto.
Para Jorge Rebelo de Almeida, “esta condecoração é o justo reconhecimento pelo nosso trabalho no Brasil e é para todos os que ajudaram a fazer da Vila Galé uma grande e prestigiada empresa”.
Por seu lado, o Embaixador do Brasil em Portugal, sublinhou ter “uma imensa satisfação de, em nome do Governo Brasileiro, reconhecer a contribuição de uma importante figura empresarial portuguesa, para aproximar o Brasil a Portugal, dois países irmãos, cuja relação já naturalmente especial tem sido muito fortalecida pelo trabalho e empreendedorismo desse grande amigo do Brasil”, acrescentando que “por meio do seu gesto incansável, pelo negócio hoteleiro e determinação, Jorge Rebelo de Almeida tem dado uma contribuição importante para impulsionar o turismo e a geração de emprego no Brasil”.
Com presença no Brasil desde 2001, atualmente, a Vila Galé conta com dez hotéis no país, onde é o maior grupo de resorts. E está a desenvolver mais dois projetos, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, no Ceará, num investimento estimado de 80 milhões de euros e abertura prevista para o final de 2024. E o Vila Galé Collection Ouro Preto – Historic Family Resort hotel, Conference & Spa, em Cachoeira do Campo, Minas Gerais. Aqui, o grupo vai recuperar o espaço histórico onde funcionou o primeiro regimento de cavalaria de Portugal no Brasil (em 1775) e, posteriormente, o Colégio Salesiano Dom Bosco.
A futura unidade, cuja conclusão está prevista para abril de 2025, terá 298 quartos, dois restaurantes, dois bares, cinco salas de convenções, auditório um salão de eventos com capacidade para 1.000 pessoas, capela, biblioteca, sala de jogos, Satsanga Spa & Wellness com piscina interior aquecida, clube infantil NEP com parque aquático, quinta e horta pedagógica, lago e slide e ainda plantações de vinha e olival. Este projeto representa um investimento de mais de 120 milhões de reais.
No Brasil, tem em preparação projetos no centro histórico de São Luís do Maranhão, Coruripe, Inhotim (Brumadinho) e Belém do Pará.