Japão levanta todas as restrições fronteiriças contra a Covid

Sábado, 29 de abril, marcou a viragem na política anti-Covid no Japão, com o país a deixar de impor qualquer restrição nas suas fronteiras. Caiu a obrigatoriedade de teste e de certificado de vacinação e só os passageiros com sintomas terão que fazer teste.
O Japão anunciou na sexta-feira o levantamento de todas as restrições fronteiriças adotadas devido à Covid-19, incluindo a exigência de apresentar um certificado de vacinação ou teste PCR. As medidas entraram em vigor no sábado.
Apenas se vai manter a exigência de um teste a realizar à chegada ao Japão para os passageiros que apresentem sintomas consistentes com os da Covid-19, nomeadamente, febre alta.
Recorde-se que o Japão tinha previsto levantar todas as restrições no dia 8 de maio, coincidindo com a reclassificação nacional da Covid que passará a ser equiparado a uma gripe.
O governo decidiu antecipar a retirada das medidas fronteiriças tendo em conta o período de férias da Semana Dourada, que começa no sábado e que se prolonga até 7 de maio, e em que se espera um aumento do fluxo de viajantes japoneses e da chegada de turistas estrangeiros ao país.