Já estão abertas as candidaturas a incentivos de produção de cinema e audiovisual

As produtoras de cinema e audiovisual já podem aceder à primeira fase de candidaturas ao Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema de 2024 (FATC), com uma dotação de 7 milhões de euros, agora com novas regras de admissão. A segunda fase de candidaturas deve ter início até 30 de setembro.
O Governo criou ainda um incentivo complementar ao incentivo do FATC, com um montante máximo de 20 milhões de euros e cujas candidatura também abriram esta segunda-feira, 1 de abril e que se destina, segundo o regulamento, “a apoiar produções que efetuem em território nacional, pelo menos 2,5 milhões de euros de despesas elegíveis”.
Depois de em 2023, a primeira fase de candidaturas ter esgotado o orçamento previsto (7,6 milhões de euros) em poucos minutos, os regulamentos de acesso ao FATC foram agora alterados, deixando o critério de atribuição de ser o da ordem de entrada do pedido.
No mesmo regulamento pode ler-se que, “excecionalmente, no ano civil de 2024, o prazo para apresentação de candidaturas à primeira fase é de 60 dias”, sendo o montante máximo de apoio por projeto de 1,5 milhões de euros.