ITB: Berta Cabral destaca papel dos empresários no sucesso do turismo e antevê “grande sucesso” para 2025

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas destacou, na segunda-feira à noite, em Berlim, na Alemanha, “o papel absolutamente decisivo dos empresários regionais no sucesso do turismo dos Açores” e manifestou o seu entusiasmo face às perspetivas do setor para 2025.
Berta Cabral, que falava durante um convívio com a Visit Azores e as empresas regionais presentes na feira, sublinhou que as últimas estatísticas referentes ao setor (janeiro de 2025) apontam para “uma subida perto dos dois dígitos, a fazer crer que os Açores estão a ter um comportamento muito positivo neste inverno IATA e a antever um ano de 2025 de grande sucesso”.
“Crescemos acima de 12% em novembro e dezembro, e, agora, 9% em janeiro. É um caminho progressivo para ir atenuando a sazonalidade”, sublinhou.
A governante açoriana referiu que se “mantêm elevados níveis de interesse e atratividade do destino Açores a nível nacional e internacional, com um ‘Ano de Ouro’ em 2024”, havendo já novidades na conetividade aérea para o verão de 2025 com o anúncio recente de novas rotas, como Dusseldorf-Ponta Delgada, pela Eurowings.
Recordando que o mercado alemão é o principal emissor estrangeiro na Europa (ficou apenas atrás dos EUA), e representou mais de 455 mil dormidas em 2024, ou seja, um crescimento de 7% face a 2023, sublinhou que este é um mercado “com grande apetência para o tipo de produto que temos para o oferecer, nomeadamente Natureza Terra e Mar”.
Destacou também o facto de este ano, a região contar com um reforço das ligações aéreas, com a rota de Dusseldorf operada pela Eurowings e uma frequência adicional na operação da SATA na rota de Frankfurt, para além da nova rota Zurique-Terceira, pela Edelweiss.
Sublinhando que “o trade turístico na Região é açoriano” e que o crescimento é feito “com base em grupos e empresários regionais”, Berta Cabral enfatizou, também, que nos Açores o turismo está ancorado “em produção e empresas regionais”.
A secretária regional aproveitou, ainda, para sublinhar “o extraordinário trabalho desenvolvido pela Visit Azores”.
De recordar que um estudo recentemente elaborado pela Ernst & Young (EY) demonstra que o turismo representa atualmente mais de 1.200 milhões de euros de Valor Acrescentado Bruto na economia dos Açores, ou seja, cerca de 20% do VAB regional, 17% do PIB e 17% do emprego.
Foto: ©SRTMI