Irlandeses desesperam por férias em Portugal
Proximidade e segurança, para além do conhecimento do destino, são fatores que estão a colocar Portugal na rota dos turistas irlandeses para este verão. Algarve e Madeira são dois destinos em foco.
Os irlandeses estão a procurar pacotes de viagens para as suas férias de verão, em destinos que sejam relativamente perto em horas de voo, para que o transporte não onere demasiado o preço final da viagem. Por outro lado, procuram um lugar que garanta segurança.
Segundo os reports das agências de viagens locais, os destinos tradicionais, como Portugal e Espanha, serão pelas razões apontadas, os principais destinos para os turistas irlandeses neste verão de 2022.
No fundo, os irlandeses estão a voltar aos destinos tradicionais, e o número de voos oferecidos para o período de verão para o aeroporto de Faro, parece ajudar. No total serão sete voos diários, não se contando aqui voos especiais, que deverão fazer crescer a oferta. De resto, Portugal e Espanha, destinos preferenciais dos turistas este ano, deverão absorver cerca de 70% dos irlandeses que fazem férias fora das ilhas britânicas, segundo a convicção de alguns profissionais de viagens da Irlanda.
No mercado da oferta de viagens na Irlanda estão também a aparecer opções, para os voos com destino ao aeroporto de Faro, que passam pelo alojamento ser feito no Alentejo. Segundo fonte das agências de viagens, esta alternativa, por concentrar menos turistas e apresentar preços mais baratos, quer no alojamento quer no custo das refeições, está a ser acolhida com agrado.
A Ilha da Madeira, segundo a mesma fonte, está de novo colocada no mapa dos turistas irlandeses. A região recebe dois voos por semana mas o número pode vir a aumentar no verão e entre os pacotes mais procurados estão as lua de mel e a Madeira com um dia para desfrutar da praia no Porto Santo.
O otimismo entre os agentes de viagens irlandeses é reinante porque nunca as viagens ao exterior foram tão ansiosamente esperadas por tantas pessoas, na Irlanda. E, apesar das viagens, voos e pacotes turísticos estarem mais caros este ano, devido ao aumento dos combustíveis e do custo de vida em geral, a convicção reinante é a de que os turistas estão dispostos a pagar.