IPG cria nova licenciatura em “Gestão do Turismo e da Hospitalidade”
Responder aos desafios da digitalização e da transição verde são objetivos da nova licenciatura em Turismo criada pelo Instituto Politécnico da Guarda. A formação inicia-se no próximo ano letivo, em Seia.
O Instituto Politécnico da Guarda – IPG vai lançar uma nova licenciatura em “Gestão do Turismo e da Hospitalidade” para responder aos desafios que a aceleração da digitalização coloca aos setores da indústria turística. Segundo o IPG, o novo curso vai aliar a gestão e a tecnologia ao turismo e pretende qualificar profissionais capazes de inovar num dos setores cruciais para a economia portuguesa.
O novo curso terá início já no próximo ano letivo 2022/2023 na Escola Superior de Turismo e Hotelaria em Seia e terá uma duração de três anos e dará e vai abranger áreas como Análise e Tratamento de Dados; Mercados e Internacionalização em Turismo; Marketing Digital; Hotelaria e Restauração; e Economia e Política do Turismo. O objetivo é habilitar os profissionais para o exercício profissional autónomo, científico e tecnicamente rigoroso.
O IPG adianta ainda que irá “assegurar estágios em organizações turísticas e cadeias hoteleiras nacionais e internacionais, monitorizando o futuro profissional dos estudantes através do Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais”.
A licenciatura em “Gestão do Turismo e da Hospitalidade” foi aprovada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior – A3ES, a entidade responsável pela aprovação de novos ciclos de estudos.
Joaquim Brigas, presidente do IPG refere que “a nova licenciatura resulta da nossa estratégia de desenvolvimento do território e de crescimento do Politécnico da Guarda, que passa, naturalmente, pela atualização da oferta curricular e o lançamento de novos cursos”. Acrescenta, ainda que “a formação em ‘Gestão do Turismo e da Hospitalidade’ irá capacitar quadros para responderem às exigências que a evolução tecnológica e a transição verde colocam às empresas e organizações do setor do turismo”.
De sublinhar que a criação de novas licenciaturas tem sido uma das grandes apostas da atual presidência do IPG que, em cerca de três anos, viu aprovadas quatro novas licenciaturas.