IPDAL promoveu XIII Fórum do Turismo “Portugal-América Latina”
O XIII Fórum do Turismo “Portugal – América Latina”, que decorreu quinta-feira, em Lisboa, reuniu a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços com os Embaixadores da América Latina e agentes do turismo português e latino-americano para discutirem a recuperação do setor.
Realizou-se na passada quinta-feira, 7 de julho, o XIII Fórum do Turismo “Portugal-América Latina”, a iniciativa empresarial mais antiga do Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL) que reúne, anualmente, os principais atores do turismo português e latino-americano.
Presidido por Paulo Neves e moderado por Filipe Domingues, respetivamente presidente e secretário-geral do IPDAL, o Fórum teve como país convidado a Colômbia. O momento aproveitado pelo embaixador daquele país em Portugal, Alejandro Zaccour Urdinola, para salientar as potencialidades turísticas da Colômbia, as várias regiões a visitar e a diversidade da sua oferta turística.
Entre os temas debatidos, em destaque estiveram os desafios e adaptação do sector turístico pós-covid, a sustentabilidade das atividades da área, as ligações aéreas entre Portugal e os diversos países da América Latina, as aposta futuras, o turismo religioso, a facilitação e liberalização na obtenção de vistos turísticos e a promoção e fortalecimento dos intercâmbios turísticos entre Portugal e a América Latina.
Para além da presença e intervenções dos representantes diplomatas dos países latino-americanos acreditados em Portugal, que explicaram o estado do turismo nos respetivos países, este XIII Fórum do Turismo “Portugal-América Latina” contou com a presença de Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, Manuela Barber, country manager em Portugal da Iberia, Helia Pereira, reitora da Universidade Europeia, Jorge Costa, CEO da Visabeira Turismo, e de Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal.
O Fórum contou ainda com as participações, por videoconferência, do vice-ministro do Turismo da Colômbia, Ricardo Galindo Bueno, Flavia Santoro, presidente da ProColombia e Natalia Bayona, diretora para a Inovação da Organização Mundial do Turismo. O encerramento do Fórum esteve a cargo da secretária de Estado do Turismo Comércio e Serviços de Portugal, Rita Marques,
O evento culminou com um “cocktail colombiano” oferecido pelo país convidado e preparado pelo chef colombiano Manuel Martinez.