Investimento de 13M€: Grupo Visabeira inaugurou Montebelo Vista Alegre Chiado Hotel em Lisboa
Aberto em soft opening durante o verão, foi oficialmente inaugurado na segunda-feira, 4 de dezembro, o Montebelo Vista Alegre Chiado Hotel, uma unidade que resultou da restauração do edifício onde em tempos funcionou a sede da empresa Vista Alegre em Lisboa. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas e do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
Com entrada pelo Largo Barão de Quintela e ladeado pelas Ruas do Alecrim e das Flores, o Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel é a segunda unidade em Lisboa da Montebelo Hotels & Resorts, marca do Grupo Visabeira. Trata-se de um boutique hotel de charme de cinco estrelas em plena zona do Chiado, com vista para o Tejo, que ocupa um antigo edifício antigo que em tempos serviu de sede à Vista Alegre, em Lisboa.
Fácil de discernir na sua localização, pelo azul de céu com que estão vestidas as duas paredes exteriores, o Montebelo Vista Alegre Chiado celebra os 200 anos da marca (a fábrica de porcelana, em Ílhavo, foi fundada em 1824, por José Ferreira Pinto Basto) e em alguns aspectos “bebe” um pouco do seu irmão mais velho, o Montebelo Vista Alegre Ílhavo por concentrar, no seu seio, inúmeras peças Vista Alegre, que podem ser apreciadas desde a entrada até aos quarto onde até as placas da numeração são verdadeiras obras de arte.
Isso mesmo destacou Fernando Daniel Nunes, administrador do Grupo Visabeira. Ao mencionar a relação do hotel com a própria Vista Alegre, salientou o facto de a decoração, “inspirada pela arte da Vista Alegre” e saída das mãos artísticas e pacientes dos artesãos da fábrica intervenção, criar “um ambiente único que combina tradição e modernidade e que estreia um novo conceito de hotel de charme, numa daquelas que é uma das mais atrativas cidades da Europa”.
Com 58 quartos, entre os quais se contam duas suites em que se destaca a suite Signature, o hotel boutique, que resultou de “um investimento a rondar os 13 milhões de euros” levou alguns anos a sair do papel em que foi projectado, como foi recordado pelo administrador da Visabeira: “O processo iniciou-se em 2016, contudo, devido a diversas contingências com alguns inquilinos, só em janeiro de 2021 se iniciaram as obras, sendo concluídas em maio de 2023“.
Os 58 quartos e suites, de várias tipologias, são subordinados a três temas distintos em termos da decoração, consoante a rua para a qual se encontram voltados: nos que estão virados para a Rua das Flores são os motivos florais que dão cartas; os que se abrem sobre a Rua do Alecrim, têm elementos naturais e um leve aroma a alecrim; já nos que se viram sobre o Largo a decoração preta homenagem à porcelana Vista Alegre.
Esta homenagem à porcelana criada pela Vista Alegre começa logo na receção, onde se pode apreciar uma instalação em porcelana complementada com dois candeeiros originais Vista Alegre. Destaque também para a escadaria, um dos ex-libris da unidade, totalmente recuperada e encimada por uma claraboia.
Combinando harmoniosamente o ambiente cosmopolita da Lisboa antiga com a elegância da marca de porcelana, o Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado é essencialmente um hotel de lazer, mas pode acolher pequenas reuniões de negócios, numa sala localizada junto ao restaurante, o Ponja Nikkei, onde os pratos servidos resultam de uma fusão entre a cozinha do Peru e do Japão.
Recorde-se que este é o segundo empreendimento do grupo Visabeira em Lisboa, que há cerca de quatro anos, abriu na capital o Montebelo Lisbon Dowtown Apartments, na Rua da Prata, destinado ao alojamento local.
De referir também que esta é a nona unidade do grupo em Portugal, que conta ainda com cinco hotéis em Moçambique.
Fotos: Montebelo Hotels & Resorts