Inteligência Artificial vai moldar o futuro das viagens e do turismo, afirma o WTTC
As conclusões dos últimos relatórios do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e da Microsoft destacam o poder transformador da Inteligência Artificial (IA) e o seu papel na definição do futuro das viagens e turismo e ressaltam a necessidade da “adoção responsável” da IA.
Para Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, “num cenário em rápida evolução, a IA surge como um catalisador para mudanças positivas. As informações fornecidas nestes relatórios demonstram que a IA não é apenas um avanço tecnológico; é uma ferramenta estratégica que pode personalizar as experiências dos clientes, impulsionar melhorias sustentáveis e moldar o futuro das Viagens e Turismo.
“A IA já está a ser usada no nosso setor com resultados incríveis. Vários grandes grupos hoteleiros, incluindo o Iberostar, estão a utilizar IA para monitorizar e reduzir o desperdício alimentar, o que recentemente resultou não só numa poupança de custos de 27%, mas também evitou que milhares de quilos de alimentos indesejados fossem para aterros sanitários.”
Já Julie Shainock, diretora-geral da Indústria de Viagens, Transportes e Logística da Microsoft, sublinha que a IA está a ser usada em todo o ecossistema de viagens, “melhorando a experiência do cliente, a experiência do funcionário e também gerando mais eficiência nas operações, mas sabemos estamos apenas no início da jornada”.
“Estamos entusiasmados em ver o que o futuro reserva à medida que a IA seja adotada de forma mais ampla para automatizar as tarefas mais mundanas das viagens e aproveitar o verdadeiro espírito das viagens, para elevar a experiência humana”.
De acordo com o WTTC, a IA tem o poder de revolucionar a forma como as empresas do setor de viagens e turismo operam, oferecendo imensas oportunidades de crescimento e inovação.
Os relatórios finais de uma série sobre Inteligência Artificial do ressaltam o compromisso de um futuro digital que priorize a segurança, as considerações éticas e a adoção responsável da IA. Lançados na Assembleia Geral da ONU, abordam temas como os riscos associados à implementação da IA ou o preconceito e a discriminação até garantir a supervisão humana dos sistemas de IA.
Ali se sublinha a necessidade urgente de as empresas de viagens e turismo adotarem a IA como uma prioridade estratégica, investindo em talentos e promovendo a colaboração entre humanos e IA. Mas, apesar do crescente reconhecimento do potencial da IA pelo sector, persistem desafios como a escassez de mão-de-obra qualificada em IA no sector, destacando a importância de medidas proactivas para superar as barreiras à adopção.
Ao mesmo tempo, no último relatório de uma série de quatro, o WTTC fornece uma visão geral detalhada do ecossistema de IA nos principais países e organizações internacionais e mostra como os decisores políticos estão a navegar no panorama da IA e a moldar regulamentos e estratégias para promover a inovação da IA, assegurando ao mesmo tempo a sua utilização ética e responsável.