Inteligência Artificial na base da construção da nova campanha do TP, avançou o SET
O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, falava na segunda-feira, na inauguração do CIBT, no campus da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril onde mencionou o próximo lançamento de uma nova campanha do Turismo de Portugal construída com base na Inteligência Artificial.
No encerramento da sessão de apresentação do Centro de Incubação de Base Tecnológica, na segunda-feira, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, dirigindo-se ao ministro da Economia, Pedro Reis, referiu “o lançamento de uma nova campanha, que em breve vai acontecer, onde a inteligência artificial vai ser pilar decisivo para a construção da solução final”.
Sobre o CIBT, o governante frisou a importância da inauguração deste equipamento, “que permite e deve ajudar a resolver problemas às empresas” de um setor que, como o turismo, “é, por diferença, é por definição, uma atividade das empresas”.
Para Pedro Machado vê este centro tecnológico como um “impulsionador da economia que não só vai permitir alavancar e transferir conhecimento” como também ajudar a resolver os “problemas vastos” das empresas, nomeadamente em termos daquilo que é hoje a globalização.
Mas, “se a dinâmica pública é importante, se a dinâmica das empresas é importante, o acesso aos mercados é decisivo para a nossa operação”, neste acesso aos mercados “a inteligência artificial tem um papel preponderante”, como aliás “já está a acontecer nas próprias agências de viagens”, onde muita da estruturação de alguns pacotes turísticos, já é alavancada na inteligência artificial, disse secretário de Estado.
“Podemos ter produto, podemos ter dinâmica pública, podemos ter empresas, mas se não tivermos operação, se não tivermos negócio, obviamente que cai por terra”, frisou, sublinhando a necessidade de juntar a tudo isto a qualificação: “Precisamos da formação, precisamos da qualificação, precisamos de serviços”, defendeu.