Inaugurado no Mindelo o primeiro terminal de cruzeiros em Cabo Verde

Fruto de um investimento de 32 milhões de euros, foi inaugurado no sábado, 21 de junho, o primeiro terminal de cruzeiros de Cabo Verde. A infraestrutura, que começou a ser construída em 2022 pelo consórcio luso-cabo-verdiano Mota-Engil e Empreitel Figueiredo, localiza-se no Mindelo, na Ilha de São Vicente.
De acordo com a ENAPOR – Empresa nacional de Administração dos Portos de Cabo Verde, aquele que é o primeiro terminal de cruzeiros do país irá permitir melhorar as condições de receção navios e passageiros de cruzeiros, tendo sido concebido para posicionar o arquipélago como um destino de excelência no circuito internacional de cruzeiros.
A nova infraestrutura, que recebeu o nome de Mindelo Cruise Port, permite receber dois navios de cruzeiros, de até 350 metros, em simultâneo e até 6.000 passageiros, estando preparado para ter alfândega, zonas de trânsito, segurança e controlo de fronteira, bem como espaços públicos para a realização de eventos.


A ENAPOR frisa que uma das mais-valias do novo terminal reside na separação entre as operações de embarque e desembarque de turistas de cruzeiros e as operações de carga e descarga.
A mesma empresa prevê que, com a inauguração do Porto de Cruzeiros do Mindelo, o número de escalas de navios de cruzeiros no país possa aumentar 40%.
Segundo a ENAPOR, o setor dos cruzeiros está em crescimento em Cabo Verde, Na temporada 2023/24, foram recebidos 220 navios e perto de 91 mil passageiros, “tendo o Porto Grande (Mindelo) recebido o maior número de escalas”, referiu a empresa.
A cerimónia oficial de inauguração do Mindelo Cruise Porto foi presidida pelo primeiro-ministro de cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e contou com a presença de diversas personalidades nacionais, representantes de instituições europeias e parceiros internacionais.