Inaugurado Centro Interpretativo e Etnográfico de Soajo

Promover o legado histórico e etnográfico de Soajo, através da promoção e valorização do património cultural e natural é o objetivo deste Centro Interpretativo e Etnográfico, inaugurado na semana passada.
Com um discurso interpretativo acessível a escolas, turistas e à própria comunidade local, o Centro Interpretativo, em que foram investidos cerca de 160 mil euros, visa, também reforçar a identidade local e atrair visitantes, dinamizando dessa forma sectores económicos como o comércio, a restauração e o turismo.
Segundo explica uma nota da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, município a que pertence a freguesia de Soajo, a criação deste Centro Interpretativo compreendeu duas fases distintas, uma primeira de obras de adaptação do edifício da antiga Câmara de Soajo, localizado no Largo do Eiró, e uma outra de montagem do espaço/exposições temáticas que consistem em meios multimédia, vídeos, painéis interpretativos e diverso mobiliário,
O centro contou com o apoio de muitas pessoas de Soajo que contribuíram com trajes e objetos da lavoura, assim como com um conjunto de testemunhos pessoais sobre o passado, registados em vídeo, texto e áudio.
Para João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, este é um projeto em que se pretende valorizar e promover o património cultural e natural do território. O autarca enaltece a importância deste equipamento como espaço da memória coletiva do povo, uma vez que “confere coesão, sentimento de pertença e espírito de comunidade. (…) Pretende-se que seja um projeto colaborativo e mobilizador para o desenvolvimento de Soajo e de Arcos de Valdevez”, conclui o autarca.