Impulsionadas pelas PME: Viagens de negócio em Portugal devem crescer 1,5% em 2025

O Barómetro das Viagens de Negócio em Portugal, desenvolvido pela TMC (Travel Management Company) Travelstore, parte do grupo Embrace, revela que as viagens de negócios realizadas por empresas em Portugal deverão aumentar, em média, 1,5% em 2025, face a 2024.
De acordo com o barómetro, “este crescimento reflete tendências mistas entre diferentes segmentos empresariais, com destaque para as pequenas e médias empresas (PMEs), mais otimistas nas suas projecções”.
A análise evidencia que, apesar de mudanças provocadas pela digitalização nos motivos das deslocações, as viagens de negócios continuam a desempenhar um papel essencial na dinamização das atividades empresariais. Assim, para 14% das empresas inquiridas, sobretudo PMEs, as viagens deverão aumentar em 2025, enquanto as grandes empresas adotam uma abordagem mais conservadora.
O aumento esperado, reflete a importância contínua das deslocações presenciais para fomentar o crescimento, explorar novos mercados e fortalecer relações comerciais.
As PMEs lideram destacam-se pela aposta nas viagens como ferramenta estratégica para estabelecer parcerias, fechar negócios e expandir operações, especialmente em contextos de internacionalização.
Já as grandes empresas mantêm foco na optimização já que, com orçamentos de viagens já significativos, tendem a priorizar a contenção ou otimização das despesas de viagem, utilizando políticas bem estruturadas e acordos negociados com fornecedores preferenciais.
O Papel da Digitalização no Setor
A digitalização está a transformar os motivos das viagens corporativas, permitindo que algumas deslocações sejam evitadas. No entanto, segundo a mesma análise, a digitalização tem potenciado a dinâmica dos negócios, abrindo novas oportunidades e ampliando a necessidade de contactos presenciais. Este fenómeno, aliado à recuperação económica, impulsiona o crescimento global das viagens de negócios, especialmente em setores com maior foco em expansão e parcerias internacionais.
Cenário Misto para 2025
O Barómetro das Viagens de Negócio em Portugal aponta para um cenário de crescimento moderado e tendências diferenciadas. Assim, está previsto um crescimento global de 1,5% nas viagens de negócios, com as PMEs a funcionarem como motor de crescimento, enquanto as grandes empresas mantêm o foco na eficiência, com foco nas políticas de viagem e digitalização como ferramentas para maior controle de despesas.