Importações do turismo sobem mais do que as exportações em outubro
Em outubro, as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (exportações) aumentaram 5,6% e as de turistas portugueses em outros países (importações) subiram 6,8%, face ao mesmo período do ano passado, segundo o Banco de Portugal.
“Em outubro de 2024, o indicador preliminar das viagens e turismo aponta para um crescimento das exportações de 5,6% face a outubro de 2023 (após uma variação de 8,9% em setembro) e um crescimento das importações de 6,8% (após uma variação de 6,9% em setembro)”, lê-se na informação divulgada esta sexta-feira, 29 de novembro, pelo banco central.
Como se pode concluir pelos dados do Banco de Portugal, os aumentos verificados em outubro ficam, ainda assim, aquém dos que tinham sido registados no mês anterior, tendo-se verificado um abrandamento, tanto nas exportações como nas importações e viagens e turismo.
As séries publicadas esta sexta-feira pelo Banco de Portugal são valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos), como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).
De acordo com o banco central, “esta informação baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat”.
O indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos será atualizado a 30 de dezembro.
Foto: Turismo do Algarve