IHG e Iberostar firmam acordo comercial a 30 anos para hotéis e resorts Tudo Incluído

O InterContinental Hotels Group e a Iberostar Hotels & Resorts anunciaram, esta segunda feira, um acordo comercial de longo prazo (30anos) que vai englobar até 70 resorts e hotéis com tudo incluído no Caribe, Américas, Sul da Europa e Norte da África. Co o acordo nasce a 18ª marca do IHG: Iberostar Beachfront Resorts
No âmbito deste acordo, a Iberostar vai 100% de propriedade sobre as unidades hoteleiras nele integradas. Segundo o comunicado dos grupos, as unidades integradas serão até 70, correspondendo a 24,3 mil quartos, que serão adicionados ao sistema IHG sob a marca Iberostar Beachfront Resorts, que se tornará a 18ª marca do IHG.
“A IHG tem menos de 20 propriedades resort nos países onde as propriedades Iberostar Beachfront Resorts estão localizadas e, portanto, o acordo aumenta significativamente a pegada da IHG”, lê-se no comunicado conjunto emitido.
As primeiras propriedades definidas para ingressar no sistema IHG em dezembro incluem unidades localizadas no México, República Dominicana, Jamaica, Brasil e Ilhas Canárias (Espanha) sendo que, de acordo com os dois grupos hoteleiros, está previsto que “outras propriedades na Espanha e outros destinos de resort populares no sul da Europa e no norte da África se juntem ao sistema IHG ao longo de 2023 e 2024”.
Entre as unidades a incorporar no sistema da IHG estão os Grand Paraiso (Riviera Maya, México); Iberostar Selection Hacienda Dominicus (Bayahibe, República Dominicana); Iberostar Grand Rose Hall (Montego Bay, Jamaica); e Iberostar Selection Anthelia (Tenerife, Espanha).
No comunicado emitido, as empresas explicam que “o portfólio de propriedades Iberostar terá acesso à plataforma empresarial do IHG, incluindo canais de distribuição e programa de fidelidade IHG One Rewards com mais de 100 milhões de membros. O IHG, por sua vez, aumentará a visibilidade das suas marcas atuais com um novo conjunto de viajantes e atenderá a um desejo claro de hóspedes e membros de fidelidade por mais destinos de resort e a opção de estadias com tudo incluído”.
Outros detalhes sobre o acordo
Segundo explicam os grupos em comunicado, o acordo agora estabelecido concede ao IHG uma licença para a marca Iberostar Beachfront Resorts. O contrato tem prazo inicial de 30 anos e possibilidade de renovação por prazos adicionais de 20 anos mediante acordo mútuo.
Espera-se que o acordo adicione até 24,3 mil quartos em 70 propriedades ao sistema do IHG nos próximos dois anos. Dessas, 27 propriedades (8,2 mil quartos) ainda precisam de aprovações adicionais de terceiros para ingressar no IHG.
O total de até 70 propriedades equivaleria a um crescimento de 2,8% no património global do IHG que era de 880,3 mil quartos no início de 2022. Os primeiros quartos devem entrar no sistema do IHG em dezembro deste ano, representando aproximadamente metade do total de quartos sujeito ao acordo geral.
As 70 propriedades são todas resorts à beira-mar. Excluem-se outras propriedades da Iberostar, como hotéis urbanos e resorts e hotéis em Cuba. A divisão geográfica do portfólio que entra no acordo é a seguinte: México 22%; República Dominicana 13%; Jamaica 8%; Brasil 5%; Espanha 40%; outras localizações da região EMEAA 12%.
Um pipeline de mais seis propriedades do Iberostar Beachfront Resorts, representando aproximadamente 3.00 quartos, também deve ser adicionado ao pipeline do IHG, o qual irá aumentando à medida que o IHG e a Iberostar trabalharem juntos para aumentar a presença da marca por meio do acordo comercial de longo prazo.
A receita bruta total para os 70 hotéis que figuram no acordo foi de aproximadamente 1,3 mil milhões de dólares (1,27 mil milhões de euros) em 2019, o que equivale a um crescimento de 4% sobre a receita bruta do grupo IHG, de 27,9 mil milhões de dólares (27,27 mil milhões de euros). Nos termos do acordo revelado em comunicado no site do grupo InterContinental, este receberá uma taxa de marketing, distribuição, tecnologia e outros itens, mediante um mecanismo semelhante ao seu atual modelo “asset light”.
Os grupos preveem que o impacto líquido no lucro operacional do grupo InterContinental nos segmentos reportados “seja ligeiramente negativo em 2022 e 2023”, embora estimem que “passe a ser positivo em 2024, antes de aumentar significativamente a partir de 2025”.