Igreja Católica dá a conhecer “projetos inovadores” de Turismo Religioso e Espiritual na BTL 2024
Dar a conhecer “projetos inovadores ligados ao Turismo Religioso/Espiritual” na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024, é o objetivo da Pastoral do Turismo – Portugal e do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, com destaque para o lançamento da obra “Caminhos e Destinos da Pastoral do Turismo Laudato Si”.
O livro, que vai ser apresentado no dia 29 de fevereiro, a partir das 15h00, durante uma conferência/debate na Bolsa de Turismo de Lisboa com a presença de Carlos Costa, coordenador científico e relator da estratégia para o caminho futuro de uma Pastoral Laudato Si, de D. José Traquina, bispo de Santarém e presidente da Pastoral Social e Mobilidade Humana, a comissão episcopal que tem a área do turismo na CEP, e o padre Miguel Neto, reúne “todo o trabalho e reflexão” desenvolvido nas V Jornadas Nacionais da PTP, entre 2 a 4 de fevereiro 2023, em Coimbra.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o padre Miguel Neto, diretor da Pastoral do Turismo sublinha que “este é um documento fundamental, na nossa perspetiva, para a reflexão e trabalho futuros nesta área, em que a Igreja Católica deve ter uma presença forte, já que o turismo é, atualmente, uma das maiores indústrias do mundo e, no nosso país, representa uma percentagem muito elevada do PIB, para além de ser uma enorme fonte de emprego e de acolhimento de muitos turistas, provenientes de muitos países”.
Para além da apresentação do livro, a Pastoral do Turismo – Portugal e o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja vão dinamizar outras ações, entre 28 de fevereiro a 3 de março, datas em que decorre aquela que é considerada a principal feira de turismo do país.
Destaque para a apresentação da página na internet e aplicação (app) do ‘Quo Vadis’, serviço ligado ao Turismo Religioso do Patriarcado de Lisboa, pelo seu coordenador, José Manuel Pimenta, pelas 14h00, do dia 28 de fevereiro. Seguido da apresentação do projeto desenvolvido no Seminário Maior de Coimbra numa conversa sobre Turismo Espiritual.
Os dias que se seguem serão preenchidos com a apresentação de outros projetos, o lançamento do livro “Bom Caminho para Santiago”, de José Carreto e uma exposição do trabalho da ArtGilão.