Iberia nomeia novo presidente com prazo de saída marcado

A Iberia anunciou na sexta feira, 5 de maio, que Fernando Candela irá substituir Javier Sánchez Prieto no cargo de presidente da companhia aérea espanhola, no mês de julho. Mas a substituição será por pouco tempo, já que no final deste ano Candela terminará a sua longa carreira no Grupo Iberia.
A chegada do novo presidente no mês de julho vai permitir à companhia aérea manter a estabilidade na sua atividade e continuar a desenvolver os seus projetos ambiciosos.
Fernando Candela irá liderar uma sólida equipa de profissionais, com a qual continuará a implementar os planos de transformação do novo capítulo da Iberia, que ajudou a manter o foco da companhia nos seus clientes e trabalhadores.
Juntamente com a equipa da Iberia, Fernando Candela irá desenvolver uma definida estratégia pós-pandemia para cada um dos seus negócios. Para a companhia, o objetivo será consolidá-la como líder no hub de Madrid, com o contributo da aquisição da Air Europa, que irá reforçar o seu posicionamento diferenciador.
Já para o negócio dos aeroportos, a estratégia envolve manter a posição de liderança da Iberia Handling em Espanha. Enquanto para o negócio da Manutenção, o objetivo é desenvolver um projeto que o ajude a tornar-se o centro de reparações de referência no sul da Europa.
Fernando Candela tem uma longa carreira no Grupo Iberia, tendo sido CEO da LEVEL desde 2019 e diretor de Transformação da IAG desde 2020. Foi também CEO da Iberia Express durante seis anos e diretor de Planeamento e Controlo de Gestão da Air Nostrum.
Com quase 30 anos de experiência no setor da aviação, Candela é um engenheiro industrial formado pela Universidade Politécnica de Valência, tendo realizado diversos programas de formação de executivos em instituições como o Massachusetts Institute of Technology, o Instituto de Empresa e o IESE. Ao longo da sua carreira profissional passou ainda por companhias como a Uralita e a Andersen Consulting.
“Existem importantes desafios à nossa espera nos próximos meses e estou certo de que, graças ao profissionalismo demonstrado todos os dias pela equipa da Iberia, vamos poder continuar a crescer e a melhorar constantemente cada área de negócio do grupo. Claro que não há melhor final para a minha carreira profissional do que estar à frente da Iberia, a companhia aérea líder em Espanha e uma das mais destacadas do país, um verdadeiro exemplo de eficiência no panorama internacional”, sublinha o futuro presidente da companhia aérea.