Iberia aumenta oferta de inverno em Lisboa e mantém Funchal
Segundo anuncia a companhia espanhola, a Iberia vai ter até seis voos diários para Lisboa no Inverno, ao mesmo tempo que vai manter a rota para o Funchal. A transportadora espera recuperar no inverno IATA a capacidade pé-pandemia.
Segundo o comunicado difundido pela companhia aérea espanhola Iberia, a companhia pretende recuperar a capacidade de antes da pandemia no seu programa de inverno 2022-2023, que se iniciará a 30 de outubro prolongando-se até 25 de março. Para esta recuperação será decisiva a retoma das rotas que estavam ainda pendentes com a América Latina, a que se alia a forte aposta nos Estados Unidos e o aumento de voos de curta e média distância.
De salientar que, ao nível da rede de curto e médio curso, a Iberia irá mesmo colocar no mercado “maior capacidade do que em 2019”, apostando que nos mercados de lazer como corporativos.
Neste último caso integram-se as rotas para Portugal, com a Iberia a anunciar que vai crescer em Lisboa “até 40 voos semanais”, ou seja, seis voos diários, além de que irá estender, durante todo o inverno, a rota do Funchal, que irá operar com três frequências por semana.
No resto da Europa, a transportadora anunciou o reforço de capacidade para destinos como Genebra, Bruxelas e Bordéus. No entanto, o maior esforço da companhia centra-se em Itália, com o aumento de sete frequências para Milão (de 28 para 35 voos semanais) e mais quatro em Roma, totalizando 37 voos por semana.
Na América Latina, a companhia vai retomar os voos diretos para o Rio de Janeiro, no Brasil e Caracas, na Venezuela – os únicos dois destinos que ainda não operava desde a pandemia – com três frequências semanais em cada uma das rotas.
Havana (Cuba) passa de três para cinco frequências semanais; Guatemala-El Salvador de cinco para sete; Quito mantém seis voos e Guaiaquil três. México, Bogotá e Buenos Aires mantêm dois voos diários Santiago de Chile, Lima, São Paulo e San José de Costa Rica terão um voo diário; Montevideo e Panamá seis voos por semana e Perto Rico quatro.
Nos Estados Unidos, a novidade é a extensão da operação para Dallas que estava para terminar a 29 de outubro e vai continuar. Miami vai passar para 14 frequências semanais (+4) e Nova Iorque para 13 (+3)
Em Espanha, a Iberia recupera, na temporada de Inverno, toda a sua operação na “ponte aérea” entre Madrid e Barcelona (até 15 voos diários) e, com as subsidiárias Iberia Express e Iberia Regional/ Air Nostrum, a oferta terá foco no tráfego de negócios e nas ilhas Baleares e Canárias.