“House of the Dragon” faz estalar “guerra” entre Câmara de Idanha e diretor executivo da ARPT do Alentejo

Em causa está um artigo do jornal britânico The Guardian que aborda os benefícios que as regiões retiram de servirem de cenário de filmagens. No caso da série House of The Dragon, o artigo refere Monsanto e inclui comentários do diretor da ARPT do Alentejo que desagradaram à Câmara de Idanha-a-Nova, que já respondeu. Lacerda reagiu, e à “contenda” juntou-se a Centro de Portugal Film Commission.
No artigo, o jornal refere que a região onde se localiza Monsanto “sofreu incêndios florestais este ano”, situação que o diretor executivo da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo comenta, e citamos: “”É uma tragédia”, diz António Lacerda, diretor-geral da promoção do turismo na região do Alentejo, salientando que grande parte da zona serrana foi queimada. “Alguns lugares não poderão receber visitantes até o ano que vem.””. O artigo continua: “Salienta que, a par de Monsanto, existem outras “aldeias intemporais no topo da colina… como Marvão e Monsaraz””, lê-se no artigo que desagradou à Câmara de Idanha-a-Nova que, em comunicado emitido segunda feira, considera “muito infelizes” as declarações de António Lacerda.
O município de Idanha-a-Nova sentiu-se lesado e, no comunicado, acusa António Lacerda de “aproveitar a tragédia dos incêndios florestais na região da Serra da Estrela para denegrir a imagem deste território e desviar fluxos turísticos para o Alentejo” quando nem Monsanto nem o concelho de Idanha-a-Nova foram afetados pelo flagelo dos incêndios. E sobre o fato de citar dois locais do Alentejo, frisa o comunicado que “o Alentejo não precisa do infortúnio dos outros para se promover”.
Considerando que tais declarações causaram “danos à imagem de Monsanto e da região flagelada pelo fogo” é exigido que “o Turismo de Portugal e a Agência de Turismo do Centro, não só reponham a verdade junto deste jornal” e “desenvolvam uma campanha de promoção das regiões atingidas pelos incêndios”.
António Lacerda reage em carta enviada ao presidente da Câmara de Idanha -a-Nova
Ao comunicado, António Lacerda respondeu em carta enviada ao presidente da Câmara, Armindo Jacinto, a que o Turisver.pt teve acesso. O diretor executivo da ARPT do Alentejo fala de “estranhas motivações” que levaram a uma interpretação errada do artigo e acusa o município de “tremenda falta de solidariedade para com os concelhos seus vizinhos”.
Fazendo notar que o próprio jornal corrigiu o artigo no dia 20 de agosto, para dar nota de que “Monsanto não foi afetada” pelos incêndios, Lacerda acusa o autarca de fazer uma “avaliação infundada”, optar “pelo oportunismo da inverdade” e fazer acusações “sem fundamento”.
Rejeitando a acusação que lhe é feita de “usar deliberadamente o incêndio (…) para “roubar” turistas e leva-los para o Alentejo”, António Lacerda afirma que “não é assim que trabalhamos” e lembra a colaboração entre destinos que é defendia pelas ARPTs.
Centro de Portugal Film Commission marca posição
Já esta quarta feira da direção da Centro de Portugal Film Commission emitiu um comunicado sobre a questão em que “lamenta” e “repudia as declarações do diretor Executivo da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, ao jornal The Guardian”.
Sobre o facto de ter sido um diretor da ARPT do Alentejo a comentar uma situação que tem a ver com a Aldeia Histórica de Monsanto, o concelho de Idanha-a-Nova e o Centro de Portugal, a CPFC defende que “existem responsáveis na região Centro de Portugal, suficientemente capazes para esclarecer cabalmente, e sem lapsos, toda e qualquer questão referente aos assuntos da região Centro” (…) “sem que haja necessidade de recorrer a interlocutores de outras regiões”.
Frisando que “o concelho de Idanha-a-Nova, e a Aldeia Histórica de Monsanto, não foram afetadas” pelos incêndios na Serra da Estrela, a entidade reforça o compromisso de “com o seu trabalho, desmitificar a imagem negativa que inevitavelmente resulta deste artigo” e avança que dará conhecimento do comunicado emitido ao jornal The Guardian.
Link da notícia do The Guardian: https://www.theguardian.com/tv-and-radio/2022/aug/19/ive-seen-the-trailers-film-locations-brace-for-house-of-the-dragon-tourists