Hoteleiros europeus olham outono com otimismo mas conscientes dos desafios
Após um verão em que os resultados que, em muitos casos, superaram as expectativas, e apesar das preocupações globais com o aumento da inflação e a crise do custo de vida, os hoteleiros europeus estão otimistas relativamente à época e outono/inverno, segundo indica o Barómetro de Alojamento Europeu Statista/Booking.com.
Nas duas vagas anteriores do Barómetro do Alojamento, sete em cada dez inquiridos referiram sistematicamente uma evolução boa ou muito boa da atividade. Embora o ano ainda não tenha terminado, o setor europeu das viagens e do turismo está no bom caminho para exceder as expectativas dos hoteleiros, criando uma onda contínua de otimismo.
De acordo com os resultados do Barómetro, a maioria dos hoteleiros (59%) espera um desenvolvimento positivo ou muito positivo nos próximos seis meses, sendo esta a primeira vez que que este número ultrapassou os 50%. Com a aproximação do inverno de 2023/2024, o ano já superou as expectativas.
Os hoteleiros da Alemanha, Áustria e Países Baixos diferem da trajetória geral da EU, dado que enquanto o resto da Europa registou melhorias nos três inquéritos anteriores, estes países não registaram a mesma subida contínua. Ainda assim,
Áustria e Países Baixos continuam acima da média na sua avaliação do desempenho passado e atual. De acordo com as últimas previsões da Comissão Europeia, a economia da Alemanha deverá registar uma contração de 0,4% em 2023 e o sentimento dos hoteleiros locais reflete um estado de espírito sombrio.
O Barómetro Europeu do Alojamento demonstra que as cadeias hoteleiras mantêm uma vantagem notável sobre os alojamentos independentes. As empresas independentes estão a ter um bom desempenho, mas as cadeias estão a ter um desempenho ainda melhor e lideram em áreas como o acesso ao financiamento, a ocupação e a evolução das tarifas dos quartos, o que indica os benefícios económicos na dimensão e na escala. Em última análise, 66% dos alojamentos independentes afirmaram que a sua situação económica atual é boa ou muito boa, em comparação com uns impressionantes 75% das cadeias.
O apetite de investimento entre os alojamentos está a começar a estabilizar, com uma maior proporção de cadeias preparadas para investir mais no seu negócio nos próximos seis meses. De acordo com o Barómetro, esta mudança sugere que os hoteleiros encontraram o seu “ponto ideal” de investimento após as rápidas mudanças pós-pandemia.
Diferenças Regionais e Desafios face ao Crescimento
Existem variações em toda a U.E. Embora os alojamentos europeus, no seu conjunto, estejam a seguir uma linha de tendência ascendente, os países considerados de forma individual enfrentam desafios únicos. O aumento dos custos, especialmente dos preços da energia e dos salários dos colaboradores, tem colocado dificuldades aos hoteleiros na Alemanha, em França, nos Países Baixos e nos países nórdicos. Esta situação é exacerbada pelos níveis mais elevados do salário mínimo e pelo custo de vida na Europa Central e do Norte.
A Grécia e outros destinos do Sul, como Itália, Espanha e Portugal, registaram um crescimento robusto das taxas de quartos e de ocupação. A média da UE para a taxa de resposta positiva nestas áreas atingiu 62% e 68%, respetivamente, mas estes quatro países do Sul da Europa registaram uma média de 73% para a taxa de quartos e 71% para a satisfação com o crescimento da taxa de ocupação.
Maximizar as oportunidades e satisfazer as preferências dos hóspedes
Com o regresso do setor europeu do alojamento aos números anteriores à COVID, a eterna prioridade dos hoteleiros de maximizar a ocupação ressurgiu com toda a força. A listagem em plataformas digitais foi apontada como a ferramenta mais eficaz, com 51% de apoio, seguida de perto pela oferta de descontos direccionados (49%) e pelo investimento na estética (43%). Menos importantes foram os mecanismos tradicionais de venda de quartos a grossistas ou de marketing nos meios de comunicação tradicionais.
Os alojamentos europeus estão a adaptar-se à evolução das preferências dos hóspedes por alimentos e bebidas veganos, de origem local e sem embalagens, iniciativas que estão a ajudar os hoteleiros a manterem-se competitivos. O foco nas experiências dos hóspedes através das escolhas de alimentos e bebidas, como a oferta de opções sustentáveis e de origem local, tornou-se uma prioridade. De acordo com o Barómetro, os hoteleiros estão a alinhar-se com as exigências dos clientes, enquanto o entusiasmo pela tecnologia de IA parece estar a diminuir.
O Barómetro do Alojamento Europeu é um inquérito abrangente realizado a 940 executivos e gestores do sector europeu do alojamento. É produzido conjuntamente pela Booking.com e pela Statista.