Hoteleiros com perspetivas moderadas para o verão: Apenas um terço dos hotéis tem reservas acima dos 50%

O mais recente inquérito da AHP revela que os hoteleiros têm perspetivas positivas, mas moderadas, para o verão, com apenas um terço dos empreendimentos inquiridos a reportarem mais de 50% da sua capacidade já reservada. Ainda assim, 42% acredita que a ocupação ultrapassará a do ano passado e 67% prevê subida nos proveitos.
De acordo com os resultados de um inquérito efetuado pela Associação da Hotelaria de Portugal junto dos seus associados 42% dos inquiridos acredita que a taxa de ocupação será melhor ou muito melhor do que no verão passado; 63% estima um aumento do preço médio (ARR) e 67% prevê uma subida dos proveitos totais. Já no que se refere à estada média, são apenas 28% os que acreditam que irá aumentar, com 67% a responder que será igual.
Atá à data de fecho do inquérito, junho era o mês com o maior número de reservas “on the books”, entre os 50% e os 89%, enquanto julho e setembro estavam entre os 20% e os 69%. Já o mês de agosto registava taxas de reserva entre os 20% e os 49%.
Por regiões, no Algarve, junho e julho já tinham ultrapassado os 70% de reservas, e apenas o mês de setembro apresentava reservas abaixo dos 60%. O Algarve, os Açores e a Madeira surgem como as regiões com melhor desempenho em termos de reservas para o verão, acima da média nacional, ainda que haja disparidades dentro dos próprios territórios.
Quando questionados sobre como estimam que será a TO neste verão, em comparação com o verão do ano passado, 43% dos inquiridos acha que será “Melhor” ou “Muito Melhor”, 42% acha que será “Igual” e 15% indica que será “Pior”.
Quanto ao ARR, 63% acha que será “Melhor” ou “Muito Melhor”, 27% acha que será “Igual” e 10% acha que será “Pior”.
Relativamente aos Proveitos Totais, 67% acha que serão “Melhores” ou “Muito Melhores”, 21% acha que serão “Iguais” e 12% acha que serão “Piores”.
Relativamente aos principais mercados, o nacional foi mencionado por 76%dos inquiridos como estando entre os 3 principais mercados. O Reino Unido foi mencionado por 55% dos inquiridos e os EUA por 45%.
Em termos regionais, na Madeira, o Reino Unido surge no Top 3 para o maior número de inquiridos (97%). No Algarve, Espanha é mencionada por menos inquiridos este ano (15%) do que no ano passado (55%). Também na região Norte os espanhóis estão em perda, com 62% dos inquiridos a mencionar este mercado quando o ano passado eram 86%.
Quanto aos canais de reserva, a Booking continua a ocupar o primeiro lugar, apontada por 95% dos inquiridos, seguido dos websites próprios, para 87%, e da Expedia, para 39%.
A AHP chama a atenção para o facto de estes números variarem significativamente por região. Assim, o website próprio é o principal canal de reserva nos Açores (93%), Alentejo (91%) e Península de Setúbal (100%).
De destacar também a importância das Agências de Viagens nas regiões autónomas (apontadas entre os 3 principais canais por 94% dos inquiridos da Madeira e 64% dos Açores), e também na Península de Setúbal (50%) e Oeste e Vale do Tejo (38%).