Hotelaria na Sardenha: Um quatro estrelas “muito” superior e outro regular

Foi talvez, o hotel que mais elogios obteve por parte dos agentes de viagens durante a famtrip à Sardenha realizada pelo Viajar Tours e foi, também, o mais consensual no que a opiniões se refere: o IS Serenas Badesi Village. Aquele que já não agradou tanto a “gregos e troianos” foi o Club Esse Palmasera Village Resort, em Cala Gonone. Ambos fazem parte da programação do operador turístico este verão.
Fica a noroeste da Sardenha, o IS Serenas Badesi Village, em Badesi, distando 1h20 do aeroporto de Olbia. Com classificação de quatro estrelas superior, este é um resort apropriado para quem visita o destino em família, com crianças, mas também a dois.



Logo que chegámos à entrada do IS Serenas Badesi Village, do grupo Blueserena Hotels & Resorts respira-se a “limpo”. Tem 360 quartos dispersos por pequenas villas, adornadas com flores e plantas de todas as cores, que fazem deste o cenário perfeito para uns merecidos dias de férias.
As pequenas casas em tom bege/terra escondem quartos Classic, Prestige e Family. Os quartos Classic estão equipado com ar condicionado controlado individualmente, TV, Wi-Fi, mini-bar, máquina de café expresso e chaleira com chá e tisanas, cofre, casa de banho. Estão disponíveis na versão Classic Garden e Classic no 1º andar, alguns deles com varanda.



Já os quartos os Prestige, têm acesso a piscina privativa e bar. Possuem TV com canais SKY, frigobar aberto (água, dois refrigerantes e cerveja), roupão no quarto (a partir de 18 anos), aluguer de toalha de praia por pessoa (a partir de 3 anos) com troca diária. Para quem reserva o quarto Prestige, o alojamento Premium na praia faz-se numa zona reservada com guarda-sol e três espreguiçadeiras.
Estão disponíveis nas versões Prestige Garden e Prestige no 1º andar, alguns com uma pequena varanda. Todos os quartos têm Wi-Fi, uma máquina de café expresso e uma chaleira com chá e tisanas.
Os alojamentos Family são compostos por dois quartos com uma casa de banho equipada com TV com Sky para crianças e duas toalhas de praia Serenella gratuitas. Os quartos Familiares para 4 pessoas são de duas tipologias, a solicitar mediante confirmação: A. um quarto com cama de casal e uma cama individual e outro quarto com cama individual; B. um quarto com cama de casal e outro quarto com duas camas de solteiro. Os quartos Familiares para 5 pessoas são todos compostos por um quarto com cama de casal e uma cama individual e outro com duas camas individuais. Alguns têm uma porta que divide os dois quartos. Disponível nas versões Family Garden ou Family no 1º andar, alguns com varanda.


Com uma decoração onde o branco e o azul são reis e senhores, os quartos têm um aspeto “clean”, sendo bastante espaçosos.
De destacar que o resort recebe cães até 10 kg máximo, que poderão ficar nos quartos clássicos, no jardim, com uma casota e tigelas para a comida e água. O número de animais permitidos no hotel, no entanto, é limitado.
Dos restaurantes ao kids club vai um sem número de serviços
As ruas floridas do IS Serenas Badesi, onde apesar do número de quartos, não se encontram muitas pessoas pelo caminho, leva-nos aos vários restaurantes do hotel. O pequeno-almoço, almoço e jantar são servidos em buffet no restaurante central. Aqui a variedade é bastante grande e encontramos entradas quentes e frias, carnes e peixes, massas, sobremesas e gelados. Tudo com muito bom aspeto como podemos constatar no almoço que ali fizemos.



O Is Serenas Badesi Resort oferece, além do restaurante central, dois restaurantes acessíveis gratuitamente: o restaurante típico La Gaddura e o restaurante mediterrâneo, ambos com serviço de mesa. Além disso, o Blu Beach Restaurant, na praia, é pago. Todos os restaurantes estão abertos de 05 de junho de 2023 a 9 de setembro, pelo menos seis dias por semana, para almoço ou jantar. E podem ser reservados no site a partir de 24 horas antes da refeição. Todos os clientes têm direito a acesso ilimitado a todos os restaurantes (exceto o Restaurante Blu Beach, a pagar), mediante disponibilidade.
Para os clientes que estejam alojados em regime de pensão completa “Plus”, o pequeno-almoço buffet, almoço e jantar show cooking, vinho da casa e água estão incluídos, tendo ainda acesso a todos os restaurantes do resort à exceção do restaurante da praia.
Já os clientes que estejam em regime de soft tudo incluído, para além dos serviços de pensão completa “Plus”, têm incluído o acesso ao bar (cafetaria, refrigerantes, sumos de fruta, xaropes, cerveja, vinho, prosecco, licores, aperitivos e vermutes, grappa e das 17h30 às 19h30, uma seleção de cocktails) e uma bebida de 40 cl às refeições (para maiores de 3 anos).
Para quem tem intolerâncias alimentares saiba que aqui terá ementas personalizadas e adequadas a cada cliente, seja para quem é intolerante ao glúten, lactose e ovos.
Para os momentos de descontração existem ainda dois bares, um na praça principal junto à piscina e parque aquático infantil e outro na praia.



Já aqui referimos que o IS Serenas Badesi Village é um resort adequado a quem leva crianças consigo na viagem. A existência de um club Mini, Teeny e Junior permite que os pais fiquem descansados durante as férias, enquanto os filhos se divertem quer no Clube Serenino (dos 3 aos 5 anos), no Clube Serenino Più (dos 6 aos 10 anos), no Serenup (dos 11 aos 14 anos) ou no Serenhappy (dos 14 aos 17 anos). Cada clube oferece pessoal e programas distintos para cada faixa etária.
Existem quatro piscinas no total: uma grande piscina central, uma piscina reservada aos clientes com quarto Prestige, uma piscina com toboggans e piscina de competição. Para os que gostam de desporto destaque para o ginásio de grandes dimensões com diversas máquinas, para além da existência de campos desportivos, desportos náuticos e um centro de mergulho.



E porque falamos em mergulho, o hotel tem uma passagem direta para a praia, com uma longa extensão de areia e vigiada por nadador-salvador. O mar nesta zona é mais mexido, mas a temperatura da água é igualmente amena.



Para finalizar destaque ainda para o grande auditório no resort, onde é possível assistir a diversos espetáculos durante a estadia.
Club Esse Palmasera Village Resort, em Cala Gonone
Entre as opções de alojamento que o Viajar Tours apresenta para a Sardenha, este é o que mais longe fica do aeroporto de Olbia (130 km) e do norte da Sardenha. Situa-se em Cala Gonone, entre as montanhas e o mar e apesar de ter uma classificação de quatro estrelas regular, talvez se assemelhe a um três estrelas em Portugal.
Com uma decoração um pouco mais datada, este resort com um total de 350 quartos e vilas divide-se por três áreas diferentes: o Hotel, a Aldeia e o exclusivo Borgo.



Neste último, os clientes têm, para além de 73 quartos (individuais, duplos, triplos, quádruplos e quíntuplos) dispostos em moradias de dois andares ao redor da piscina com água salgada, com terraço ou varanda, também um restaurante exclusivo onde tivemos tempo para almoçar.
Os restantes quartos do Hotel e da Aldeia dividem-se entre o corpo central e os edifícios baixos distribuídos pelo resort. A maioria conta com um terraço ou varanda, sendo que existem ainda quartos familiares com quatro e cinco camas.
Existem dois restaurantes buffet no edifício central (Cala Luna) e outro exclusivo para o Borgo (Cala Mariolu) como já referimos. Em breve abrirá ainda a pizzaria, que quando da nossa passagem se encontrava encerrada. Atenção que o buffet tem funcionários do hotel a servir os clientes, talvez para evitar o desperdício.


Quanto à gastronomia é variada e tem um pouco de tudo, desde entradas, queijos e enchidos, saladas, massas e pratos principais, com destaque para uma área de grelhados.
O resort disponibiliza ainda menus especiais para crianças e uma área equipada e dedicada a crianças até 3 anos, acessível sem limite de tempo, onde mães e pais podem cozinhar alimentos para bebés e encontrar alimentos básicos preparados sem sal.
O Club Esse Palmasera Village Resort tem três bares: o “Pool Bar” localizado junto à piscina principal; o “Lounge Bar” no terraço panorâmico do Resort e o “Palma Beach” em frente à praia.
Entretenimento e praias
Apesar do resort ter uma piscina principal “gigante” há quem prefira enfiar o pé na areia. Foi o nosso caso, que decidimos descer os vários degraus que nos levam à beira-mar. Dista uns 200 metros e para os hóspedes com dificuldades de mobilidade existe um serviço de transfere.




Para quem procura diversão e jogos a sugestão vai para a praia Energy, mas se por outro lado a intensão for descansar então a praia Relax é a melhor opção.
De areia um pouco mais grossa, em algumas zonas chegam a ser pequenas pedrinhas, a praia é, como em toda a Sardenha, de um azul indiscritível e de uma transparência que nos permite ver pequenos cardumes de peixinhos a passar-nos pelos pés.
Para quem gosta de fazer excursões ou pretenda conhecer um pouco mais da Sardenha também é possível tratar disso junto do resort e por ali perto ficam duas das cinco praias mais bonitas do Mediterrâneo: a Cala Mariolu e a Cala Goloritzé. E as Cavernas Bue Marino estão a apenas 2,9 km de distância.


A pequena localidade de Cala Gonone também fica mesmo ali e, portanto, se o cliente não lhe apetecer estar o tempo todo no resort pode deslocar-se a pé, comer um gelado ou fazer uma refeição nos restaurantes existentes. Uma coisa é certa, a vista é fenomenal, porque se em frente tem o mar, atrás de si tem as imponentes montanhas graníticas serpenteadas pelo verde e a estrada.
Leia aqui a reportagem sobre o Mangia’s Santa Teresa Resort, hotel de 5*, na Sardenha, que integra a programação do Viajar Tours.