Hotelaria e turismo lideram contratação de profissionais com olhos postos na Páscoa

A Páscoa atua como um prelúdio do verão, significando a contratação de mais mão-de-obra para fazer face ao aumento do turismo que se verifica sempre nesta época do ano. De acordo com a Eurofirms, neste momento os setores da Hotelaria e Turismo já lideram o aumento do número de contratações.
Com perspetivas de que a taxa de ocupação dos alojamentos possa chegar aos 82% na semana da Páscoa (14 a 20 de abril) em alguns municípios, as oportunidades de emprego no setor aumentam. É o que está a acontecer um pouco por todo o país, nomeadamente nos municípios do Porto e Braga, a Norte; Lisboa e Setúbal nas áreas da Grande Lisboa; Faro no Algarve e também na Madeira (Funchal e Santa Cruz).
De acordo com uma análise da Eurofirms – People First aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o recrutamento para a hotelaria e turismo já entrou em linha ascendente, num ano em que se prevê um crescimento de 4% das pernoitas turísticas em Portugal.
A urgência de reforçar as equipas impacta, particularmente, os serviços de limpeza e restauração, com as funções de camareiro, cozinheiro e ajudante de cozinha a ocupar o pódio da publicação de vagas. Destaque, ainda, para os perfis de atendimento ao público, nomeadamente rececionistas, assegurando o acolhimento e acompanhamento dos visitantes.
Após um período de menor atividade no final de 2024, o recrutamento no setor registou um aumento superior a 10% entre janeiro e fevereiro de 2025. É uma tendência ascendente em linha com os dados do ano passado, em que cidades como Porto (+43%), Braga (+42%) e Lisboa (+23%) lideraram o crescimento na procura por mão de obra entre fevereiro e março, coincidindo com a época pascal.
Impulsionado, em parte, pelo aumento do fluxo turístico, a que se juntam fatores como as inovações tecnológicas e a preferência pelo comércio digital, o setor dos Transportes e Logística tem registado uma tendência de crescimento no período que antecede o arranque da época alta e durante a Páscoa. É esperado, este ano e dependendo da região (e do seu atrativo turístico), um crescimento entre 10% e 15% nas contratações durante a Páscoa, acompanhando a maior movimentação de passageiros e mercadorias.
Em 2024, o setor da Logística e Transportes registou um aumento expressivo de contratações nas mesmas regiões onde a hotelaria mais cresceu, com destaque para Porto (+29%), Lisboa (+23%) e Braga (+18%).
João Lourenço, Business Leader da Eurofirms em Portugal alerta para a necessidade de valorizar os candidatos e as suas competências, “num contexto socioeconómico em que a contratação de mão de obra sazonal apresenta desafios significativos”.