Hotel Britania Art Deco marca presença na 13.ª edição do Open House Lisboa
O Hotel Britania Art Deco, do grupo Hotéis Heritage Lisboa, vai participar nos dias 11 e 12 de maio, na 13.ª edição do Open House Lisboa, organizada pela Trienal de Arquitetura de Lisboa, que promove o património arquitetónico da capital portuguesa.
A iniciativa junta um conjunto de espaços privados e públicos, contemporâneos e históricos, que abrem as portas de forma gratuita para receber visitantes interessados em história e arquitetura. O Hotel Britania vai receber três visitas no sábado, dia 11 de maio, às 13h, 14h e 15h. As visitas decorrem com o acompanhamento de Luís Alves Sousa, com lotação de 10 pessoas.
Ícone da hotelaria lisboeta, o Hotel Britania Art Deco abriu as suas portas em 1944 no centro histórico da capital, destacando-se pelo traço vanguardista do arquiteto que o concebeu, o modernista Cassiano Branco. Com 34 espaçosos quartos e amplas zonas comuns, a unidade destaca-se pela elegância e sobriedade dos seus interiores, onde a linguagem déco convive com símbolos nacionais, o que permitiu a sua classificação como imóvel de interesse histórico para a cidade de Lisboa.
Diogo Laranjo, diretor-geral dos Hotéis Heritage Lisboa, sublinha que para o grupo, “a presença do Hotel Britania Art Deco nesta mostra representa um motivo de orgulho. A preservação do património histórico da cidade é um dos eixos que guia a nossa atuação enquanto grupo e o Britania é um exemplo notável da arquitetura modernista em Lisboa. Durante este sábado, estamos de portas abertas para receber aqueles que queiram conhecer este edifício emblemático da capital”.
No fim-de-semana de 11 e 12 de maio, o Open House Lisboa propõe um programa de visitas gratuitas, algumas com reserva prévia, que decorrerão em três formatos: livres, acompanhadas por especialista ou pelo voluntariado do evento.
À escolha estarão 74 espaços de diferentes épocas, de palácios a espaços de culto, de escolas a galerias de arte, passando por ateliers, num total de 866 visitas. Para fazer a pé, na companhia de especialistas, há também cinco passeios por bairros de Lisboa, como Alvalade ou Beato, e um novo passeio sonoro assinado pela antropóloga Filomena Silvano, que convida a encontrar o mundo inteiro e as suas diferentes culturas entre as Praças da Figueira e a do Chile.