Hotéis portugueses da Guestcentric alcançaram 40% das receitas de 2023 no 1º trimestre de 2024
Com resultados tão promissores até ao momento, a Guestcentric afirma esperar um aumento potencial no total de estadias e receitas entre 5% a 10% até ao final do ano para o seu portefólio, constituído por 400 hotéis.
Com o portfólio de 400 hotéis da Guestcentric a registar as receitas de estadias hoteleiras equivalentes a 40% do total de receitas registadas em 2023, fica confirmado, segundo a empresa, “a contínua atratividade de Portugal, enquanto destino turístico de eleição, bem como a resiliência do setor”.
A Guestcentric apresenta assim uma perspetiva otimista para a hotelaria em Portugal em 2024. Os dados preliminares apontam para um crescimento contínuo e uma evolução no contexto mais amplo da economia portuguesa.
Os visitantes dos Estados Unidos permanecem como o principal mercado para os hotéis portugueses, refletindo a crescente procura de Portugal, em termos de mercados internacionais. Este aumento coincide com a chegada de mais marcas hoteleiras norte-americanas, por todo o país, que têm contribuído para um setor turístico mais sofisticado.
Perante o atual estado do mercado, Pedro Colaço, CEO da Guestcentric, comenta que “os dados que observámos no primeiro trimestre de 2024 indicam não só um crescimento, mas uma mudança transformadora no setor da hotelaria. Hotéis e alojamentos por todo o País estão a evoluir para satisfazer a procura e as preferências – em mutação constante – dos viajantes internacionais”, o que,segundo o responsável, “é um sinal claro de que o nosso setor continuará a crescer e a contribuir significativamente para a economia portuguesa em 2024 e além”.
Ainda assim, Pedro Colao alerta que “este crescimento será acompanhado por grandes mudanças, às quais as empresas do setor devem impreterivelmente adaptar-se, abraçando estas novas tendências como oportunidade que são. A evolução para uma oferta mais sofisticada e diversificada não é apenas uma resposta à procura do mercado, mas uma oportunidade para elevar toda a experiência turística em Portugal”.