Hotéis buscam a sustentabilidade: E os hóspedes ajudam?
Sustentabilidade, preocupações com o ambiente, com a gestão dos consumos hídricos e energéticos, são ideias que passaram à prática na hotelaria. Mas, e os hóspedes? Estão eles devidamente sensibilizados? Uma sondagem realizada pela plataforma Jetcost.pt conclui o contrário.
A seca severa por que passa Portugal está a levar os hotéis de todo o país, mas principalmente do Algarve, a reduzir o consumo de água. Poupa-se na rega dos espaços verdes, nos campos de golfe, pede-se aos hóspedes que utilizem as toalhas mais do que um dia, as roupas de cama não são mudadas diariamente quando a estada dos clientes se faz por várias noites. Tudo para que não falte água para consumo humano.
Em todos os países da União Europeia debatem-se as alterações climáticas e as medidas de poupança de energia que, aliás estão já em vigor em vários países, como é o caso de Espanha que já adotou as medidas preconizadas por Bruxelas de limitar a temperatura do ar condicionado a 25 graus e o aquecimento a 19 nos edifícios públicos, estabelecimentos comerciais, espaços culturais ou estações e aeroportos – medidas que a União Europeia quer que os cidadãos também sigam e que Portugal deverá seguir já a partir de setembro.
Grandes consumidores de energia, os hotéis só poderão contribuir da melhor forma para este esforço se os seus hóspedes “deixarem” e aqui é que está a grande interrogação. Os hóspedes colaboram ou simplesmente esquecem essa contribuição, incorrendo até em desperdícios que não têm em casa?
De acordo com as conclusões de uma sondagem recentemente levada a efeito pelo motor de pesquisa Jetcost.pt, os hóspedes ficam do lado do “ou”, isto é, “esquecem-se” e desperdiçam – esbanjam luz, água e até comida – embora, evidentemente, haja exceções.
Realizada com 2.500 pessoas, com idade superior a 18 anos, 87% dos quais disse que iria ficar alojado numa unidade hoteleira durante este verão, a sondagem revelou que 90% dos entrevistados confessou ter infringido algumas regra que poderiam incomodar os hoteleiros e os funcionários da unidade.
Entre as respostas mais comuns contam-se algumas infrações aliadas ao desperdício, a começar com o não desligar o ar condicionado do quarto, durante o dia, ato confessado por 71% dos inquiridos. Já 58% afirmou que deixava as toalhas no chão para serem trocadas diariamente e 81% disse encher os pratos de comida até ao cimo nos buffets, deixando depois sobras.
Para Ignazio Ciarmoli, diretor de Marketing da Jetcost “as férias são para ser aproveitadas e este ano conquistámo-las mais do que nunca, finalmente sem restrições devido ao coronavírus, mas isso não significa que possamos fazer o que que queremos no hotel onde ficarmos, existem algumas regras a cumprir e devemos ser o mais civilizados possível, quer com os funcionários do hotel, quer com os restantes hóspedes e não pensar apenas no nosso bem-estar”.
Acrescenta que “colocar no prato apenas a comida que vamos comer, mesmo que tenhamos que nos levantar várias vezes no buffet se quisermos mais, desligar o ar condicionado enquanto não estivermos no quarto ou que não nos mudem as toalhas diariamente, quando na casa de cada um mudamo-las todas as semanas, são pequenas amostras do que podemos fazer pelo nosso planeta, pela poupança de energia que deve começar por nós próprios, assim como devemos pensar nas pessoas que estão a passar por dificuldades alimentares, antes de deitar comida fora, mesmo que esteja incluído no que pagamos”
A panóplia de comportamentos inadequados (e até algumas infrações)confessados pelos inquiridos é mais vasta, e fica aqui:
- Encher os pratos até ao cimo no buffet e não comer tudo (81%)
- Não desligar o ar condicionado do quarto, durante o dia (71%)
- Levar comida do buffet, mesmo sabendo que está proibido (65%)
- Deixar as toalhas no chão para serem trocadas diariamente (58%)
- Deixar a toalha na cadeira da piscina todo o dia (56%)
- Guardar na mala todos os dias, as “cortesias” não utilizadas para que possam ser substituídas novamente (45%)
- Fumar à janela de um quarto para não fumadores (40%)
- Fazer uma festa no quarto com música muito alta (38%)
- Guardar o papel higiénico num armário para que ponham mais (26%)
- Tomar banho na piscina quando esta está fechada (23%)
- Beber as garrafas do minibar e enchê-las com água ou sumo (18%)
- Pedir que limpem o quarto e façam a cama quando se esqueceram do aviso de “não incomodar” (17%)
- Colocar mais uma pessoa no quarto (4%)
- Inventar que estão em lua de mel para ver se conseguem um quarto melhor ou um presente (3%)