Hotéis apostam na tecnologia para melhorar experiência dos clientes

Uma pesquisa global encomendada pela empresa de tecnologia de comunicação Communications Specialist Ltd revela que os executivos seniores de hotéis de luxo esperam que o setor faça mais uso da tecnologia para ajudar a reduzir custos e melhorar a experiência geral do cliente.
De acordo com os resultados do estudo, cerca de 94% dos entrevistados espera que nos próximos cinco anos os hotéis utilizem mais as visitas virtuais para desenvolver um ambiente digital onde as pessoas se possam imaginar, com 32% a prever um “aumento dramático” na utilização desta tecnologia. No que diz respeito à utilização de códigos QR pelo setor, 30% dos inquiridos esperam um “aumento dramático” na sua pelo setor hoteleiro e 68% antecipam um “ligeiro aumento”.
Cerca de 86% antecipam um aumento na utilização de aplicações disponíveis para que os hóspedes possam aceder a mais serviços (22% prevêem um aumento dramático) enquanto 88% dos entrevistados afirmam esperar que os hotéis utilizem mais o self checkout e a tecnologia para solicitar serviço de quartos e pagar na mesa de jantar ou no bar (34% antecipam um aumento dramático na utilização deste tipo de tecnologia pelo setor hoteleiro).
No que diz respeito ao impacto do chatbot de inteligência artificial ChatGPT no setor hoteleiro, 16% acreditam que terá um “impacto muito positivo” na melhoria da experiência geral dos hóspedes e 74% acreditam que terá um impacto ligeiramente positivo. Apenas 2% acham que terá um impacto negativo.
Kevin Buchler, diretor de marketing da Communications Specialist Ltd, sublinhou que a pesquisa realizada “mostra que muitos hotéis estão a adotar a tecnologia mais recente para aperfeiçoar as suas propostas e garantir que os clientes tenham a melhor experiência possível com eles”. De acordo com o mesmo responsável, o estudo também mostra que a utilização das mais recentes tecnologias pela hotelaria permite “personalizar ainda mais as experiências dos clientes, acelerar os níveis de serviço e também reduzir custos”.
Imagem: FreePik