Hotéis algarvios com selo “save water” reduziram 12% o gasto de água mas falharam metas
Os hotéis algarvios que aderiram ao selo “Save Water” reduziram o consumo de água em 12% entre janeiro e maio, segundo a ADENE – Agência para a Energia, falhando a meta, que era de 15% com o anterior governo e de 13% com o atual. O balanço teve por base nos dados reportados por apenas 62 empreendimentos aderentes.
“A evolução registada indicia uma redução nos consumos de 12% no consumo global e de 9% no consumo específico. A poupança de água alcançada contribui para mitigar o problema de escassez hídrica no Algarve e representará uma poupança financeira direta para os empreendimentos turísticos”, lê-se no relatório de monitorização do projeto, divulgado pela ADENE.
O balanço da ADENE teve por base dados reportados por 62 dos empreendimentos aderentes, de um total de apenas 85, maioritariamente hotéis, que aderiram à plataforma “Compromisso com a Eficiência Hídrica” até 31 de maio, ou seja, não mais do que 13% dos cerca de 650 empreendimentos turísticos registados na região.
De acordo com a ADENE, cerca de 60% dos 85 aderentes concentram-se nos concelhos de Albufeira, Loulé, Portimão e Lagos. O relatório também dá conta que a maior parte dos aderentes está equipada com piscina e rega e 60% com spa e menos de 10% tem campo de golfe.
Recorde-se que os empreendimentos turísticos do Algarve têm à sua disposição uma linha de apoio específica de 10 milhões de euros para apoiar a execução dessas medidas.
Em junho, o Governo, decretou que “Save Water” vai ser alargada ao alojamento local, às empresas de aluguer automóvel, animação turística e restauração. Por seu turno, a ADENE recomenda no seu relatório o alargamento do Compromisso com a Eficiência Hídrica às entidades gestoras de campos de golfe.
Imagem: @Freepik