Hospitality Education Awards entregues no Dia Mundial de Turismo “para lhes dar relevo”, afirma António Marto

A Associação Fórum Turismo vai entregar, no próximo dia 27 de setembro às 18h30, na EHT do Estoril, os prémios da formação turística Hospitality Education Awards 2022. O Turisver falou com António Marto, presidente do Fórum Turismo para saber mais sobre estes prémios e a gala em que vão ser entregues.
Já na sua quinta edição, os prémios de formação turística Hospitality Education Awards surgiram “com o propósito de dar o merecido reconhecimento àqueles que trabalham para a educação da área do turismo”, explicou ao Turisver António Marto, o presidente da Associação Fórum Turismo, acrescentando que se trata de “prémios que pretendem reconhecer os melhores na educação e formação na área de hospitality e visam contribuir para a dignificação dos profissionais”. Por outro lado, têm também em vista “estimular a qualidade formativa, dando resposta às necessidades do mercado”.
Ano após ano, para a atribuição dos prémios “existe uma grelha de avaliação que os membros do júri, composto pelo Turismo de Portugal, a Associação Nacional de Escolas Profissionais, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Organização Mundial do Turismo, analisam em cada categoria”, sendo que existem diferentes campos de avaliação para cada uma das categorias.
Trata-se, sublinhou António Marto, de uma “análise isenta e completamente focada na identificação dos melhores” através de um processo quantitativo de atribuição de notas a cada um dos candidatos, sendo a partir dessa avaliação que surgem os cinco finalistas de cada categoria.
Este ano, os prémios não tiveram alterações face ao ano passado, ao contrário do que aconteceu em 2021 em que entraram novas categoria, concretamente a de ‘Professor no Âmbito do Digital’ – uma categoria nascida da pandemia que obrigou ao ensino à distância mas que foi mantida este ano – e a de ‘Carreira Jovem’, destinada aos jovens até aos 35 anos. Esta é uma categoria um pouco diferente já que “na fase final é deixada ao público a escolha do vencedor entre os cinco finalistas propostos”, explicou António Marto, acrescentando que “a votação já está a decorrer em www.hea.pt e com uma grande afluência. O ano passado recolhemos 4.000 votos, este ano vamos com três dias de votação e já ultrapassamos os 2.000”, uma situação que “deixa-nos muito satisfeitos”.
Para este prémio, os candidatos têm que ser jovens que “ainda não se afastaram completamente da academia mas que já estão com um pé bem assente na área profissional”.
Secretários de Estado do Turismo e da Educação vão estar presentes
Este ano, os prémios, que praticamente apenas são atribuídos em Portugal, vão ser entregues no Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, no dia 27 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo. A escolha da data, sublinha o presidente do Fórum Turismo, “é uma forma de dar relevo a uma das áreas de grande importância para o setor, como é a formação e qualificação dos seus profissionais”. Por isso, “nada melhor do que o próprio Dia Mundial do Turismo para lhe dar a força dessa comemoração” uma vez que “a formação também merece ter espaço nesse âmbito”.
O palco onde vai decorrer a gala é o mesmo do ano passado, o que também tem algum simbolismo associado já que “espera-se que ali venha a ser a sede da Organização Mundial do Turismo em Portugal”.
A organização pretende que esta seja não apenas uma gala de entrega de prémios, mas também de “um momento de confraternização, de networking e de diversão”, pelo que “todos são bem-vindos”, diz António Marto. Todos os que quiserem estar presentes poderão enviar um email para geral@forumturismo21.org para que lhe seja endereçado um convite para inscrição.
O responsável do Fórum Turismo adianta também que está “garantida, à data de hoje, a presença da senhora secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços e também do senho secretário de Estado da Educação”.