Hóspedes portugueses no top 3 dos que dão piores avaliações à estadia em AL
Os hóspedes portugueses ocupam a terceira posição das piores avaliações dadas às suas estadias em alojamento local. A liderar esta tabela estão os espanhóis e os italianos. Pelo contrário, os norte-americanos, os britânicos e os brasileiros são os que dão avaliações mais generosas.
As conclusões são do RentalReady, software de gestão de propriedades da GuestReady, que em mais de um milhão de experiências analisadas em diferentes continentes, coloca os portugueses no top 3 dos hóspedes mais exigentes e críticos das suas estadias em alojamentos e casas de férias.
Nesta análise foram comparados os níveis de satisfação dos hóspedes em diversos parâmetros, desde a limpeza ao processo de check-in, passando pela localização ou a relação qualidade-preço. Nos três casos das nacionalidades que frequentemente dão classificações mais baixas – espanhóis, italianos e portugueses – a limpeza e a relação qualidade-preço foram os aspetos que mais desapontam os hóspedes mais exigentes e que, por isso, merecem pontuações piores.
No top 10 dos hóspedes que mais reservaram estadias no portefólio internacional do RentalReady, os espanhóis surgem como a nacionalidades que atribui piores avaliações, sendo os hóspedes que mais frequentemente avaliam experiências com 1 estrela (3%) e menos com 5 (48%).
Já os italianos são os que dão mais vezes uma avaliação intermédia de 3 estrelas (4%), e os hóspedes neerlandeses parecem evitar avaliações extremas, com uma das mais baixas percentagens de 1 (1%) e de 5 estrelas (49%), sendo os hóspedes que mais vezes avaliam estadias com 4 estrelas (37%).
Por seu turno, os norte-americanos surgem como os mais satisfeitos e também como os mais generosos nas avaliações, dado que 68% destes hóspedes deixa uma classificação de 5 estrelas, distanciando-se, assim, de britânicos e brasileiros, que completam o pódio, ambos a dar a classificação máxima em 64% das ocasiões.
Entre os países que atribuíram melhores avaliações, os fatores que mais valorizam e melhor classificam são o processo de check-in, a localização da propriedade, a comunicação e a coerência e transparência da informação.
Os portugueses, apesar de darem até mais avaliações de 5 estrelas, ocupam o último lugar no pódio dos hóspedes mais críticos nos seus comentários, seguindo muito próximos de italianos e dos espanhóis.
“Entender como as diferentes nacionalidades avaliam as suas experiências é crucial para a nossa indústria”, explica Joe Siart, Managing Director do RentalReady, acrescentando que “estes números mostram que, por exemplo, os hóspedes portugueses prestam muita atenção ao detalhe. E essa perceção permite aos nossos gestores de propriedades, que operam nos mercados preferidos pelos portugueses, trabalhem para responder às expectativas, podendo assim melhorar o serviço”.
O mesmo responsável sublinha ainda que “uma propriedade pode acumular uma esmagadora maioria de avaliações de 5 estrelas, mas as plataformas exigem excelência contínua. Uma quebra repentina de avaliação, como dois comentários de 3 estrelas, ou até 4, se falarmos de períodos de época baixa e com menos reservas, podem ser motivo para que um anúncio seja bloqueado e saia do ar, impedindo o alojamento de ser novamente reservado”.