Hóspedes do Hotel Rural Quinta do Marco foram apanhar alfarroba
O Hotel Rural Quinta do Marco, na serra algarvia, proporcionou aos seus hóspedes uma nova experiência relacionada com a atividade agrícola: um dia no campo participando, com os agricultores, na apanha da alfarroba.
Participar em atividades agrícolas é uma das experiencias que o Hotel Rural Quinta do Marco propõe aos seus hóspedes, até porque a própria unidade hoteleira está inserida num ambiente campestre e agrícola. O Hotel está inserido numa propriedade com uma vasta variedade de plantas e árvores de fruto espalhadas que têm servido para “ensinar” aos hóspedes como se apanham frutas como laranjas, medronhos, azeitonas, alfarrobas, abacates, romãs, figo pita, tudo de cultura biológica – atividades que dependem das épocas do ano.
Agora, que decorre a apanha de alfarroba, o Hotel Rural Quinta do Marco proporcionou a experiência da suas apanha aos hóspedes, uma jornada que começou com uma explicação sobre a importância da alfarroba e as possíveis utilizações deste fruto que se tornou o “ouro negro” do Algarve num momento em que a região se debate com a seca.
Os trabalhos começaram pela operação de varejar (deitar os frutos abaixo na árvore) e da apanha, com o fruto a ser recolhido em “alcofas” (recipiente feito em empreita de palma algarvia) e posteriormente ensacado.
A “bucha”, para retemperar forças e feita à base de alfarroba, foi servida debaixo da árvore, realizando-se ainda um almoço de confraternização entre turistas e agricultores, com uma ementa tipicamente regional.