Homenagem aos 25 anos de Raul Ribeiro Ferreira na vida da ADHP

A presidir à ADHP desde 2013, Raúl Ribeiro Ferreira está ligado ao associativismo desde 1997, ano em que assume a direção da ADHP Júnior. Os 25 anos que dedicou à causa dos diretores de hotéis motivaram a homenagem dos seus pares, durante a entrega dos prémios Xénios que se seguiu ao jantar de encerramento do último congresso.
Raúl Ribeiro Ferreira está de saída da presidência da Associação dos Hotéis de Portugal, cargo que assumiu, em mandatos sucessivos, desde 2013. No dia 31 de março, após o jantar que decorreu no Hotel Axis Vermar Conference & Beach Hotel na Póvoa do Varzim, no âmbito do XVIII Congresso da Associação, a ADHP prestou-lhe homenagem pelo trabalho desenvolvido em prol da Associação e dos diretores de hotéis desde que, em 1997 assumiu a presidência da ADHP Júnior.
A intervenção, a cargo de Fernando Garrido, vice-presidente da ADHP, desenhou, a traços largos, a vida de Raúl Ribeiro Ferreira, desde que, em tenra idade, começou a interessar-se por conhecer os hotéis “por dentro e por fora”, reflexo de um “bichinho” que já então lhe corria nas veias e o levaria, mais tarde, a cursar Gestão Hoteleira.
Após a licenciatura, nada tardou para que esse “bichinho” da hotelaria se metamorfoseasse num outro que o levou ao associativismo, abraçando causas que eram suas e dos seus pares, diretores hoteleiros. Por isso, corria o ano de 1997 quando Ribeiro Ferreira se ligou à ADHP, através da ADHP Júnior de que nesse ano viria a assumir a direção. Passam assim, 25 anos desde que se embrenhou na vida associativa.
Um quarto de século em que, primeiro, faz crescer a ADHP Júnior, depois, a partir de 2005, já como diretor da ADHP, começa a percorrer um caminho que sempre teve em vista uma maior visibilidade desta Associação, da qual se torna presidente em 2013, cargo em que se manteve até agora.
“Entre 2013 e hoje, mantém uma atividade dinâmica constante da Associação com a sua representação na maioria dos eventos associados ao setor, dando uma forte visibilidade da ADHP”, recordou Fernando Garrido, que sublinhou algumas das metas atingidas com os seus mandatos, como o retomar do congresso anual da Associação e a implementação dos “Prémios de Excelência na Hotelaria” hoje mais conhecidos Xénios.
Destacado foi também o seu “espírito de resiliência”, mais do que nunca, demonstrado durante a pandemia mas que, sublinhou Fernando Garrido, é parte intrínseca da pessoa que é Raúl Ribeiro Ferreira.
Foi esta dedicação, à Associação e à causa dos diretores e hotéis, que a ADHP quis reconhecer na hora em que Raúl Ribeiro Ferreira deixa a presidência. Mas de forma nenhuma foi um “adeus” já que Ribeiro Ferreira continuará ligado à Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, que ajudou a desenvolver.