Highgate cria empresa em Portugal para gerir 18 hotéis
A HG Portugal, empresa criada pela Highgate para gerir os ativos hoteleiros integrados no Projeto Crow, de que faziam parte, por exemplo, os hotéis do Grupo NAU, tem como presidente executivo Alexandre Solleiro, tal como o Turisver avançava em setembro passado.
Como o Turisver avançou, em primeira mão, a 28 de setembro de 2022 (ler aqui) Alexandre Solleiro foi escolhido pela Highate – multinacional em gestão hoteleira, investimento, tecnologia e desenvolvimento – para ficar à frente da empresa que vai gerir os hotéis da ECS após a sua aquisição.
Para gerir estes ativos, que integravam o denominado Projeto Crow – o maior negócio imobiliário de 2022 em Portugal – a Highate criou a empresa HG Portugal que começa a sua atividade com um portefólio de 18 hotéis em que incluem, para além dos hotéis do Grupo NAU Hotels & Resorts, unidades das marcas Hilton e IHG, bem como o Cascade Wellness Resort.
“Os ativos sob gestão incluem hotéis boutique lifestyle, hotéis urbanos de serviço completo, resorts de luxo à beira-mar e grandes instalações de convenções, os quais individualmente beneficiam das principais competências do portefólio global da Highgate”, refere a promotora americana em comunicado difundido sexta feira, 3 de março.
“Esta aquisição representa uma excelente oportunidade para adicionar à plataforma da Highgate ativos bem localizados e em simultâneo alcançar uma escala imediata, numa região que está a experienciar um crescimento secular excecionalmente forte”, afirma Nicholas Mellis, vice-presidente de Aquisições e Desenvolvimento da Highgate, citado no comunicado. “Estamos ansiosos (…) para lançar uma plataforma de operação dedicada em Portugal e continuar a expandir pela Europa”, afirma ainda o responsável.
Alexandre Solleiro, que vai ser o primeiro presidente executivo da HG Portugal, regressou há alguns meses a Portugal, depois de ter sido, desde agosto de 2015, diretor presidente na BHG – Brazil Hospitality Group. Em 2010, Solleiro tinha sido nomeado CEO da cadeia hoteleira Tivoli Hotels & Resorts, cargo que ocupou até à aquisição da rede pelo grupo Minor. Antes disso, tinha desempenhado o cargo de diretor-geral de operações da Tivoli Hotels.
O lançamento da HG Portugal acontece depois de duas adições ao portefólio da empresa no mercado do Reino Unido, anunciado em Outubro de 2021: o Dorsett City London Hotel e o Grosvenor House Suites no distrito de Mayfair em Londres.
Também citado no comunicado, Arash Azarbargin, CEO da Highgate, frisa que “o lançamento da HG Portugal complementa a recente reentrada da Highgate na gestão, no mercado do Reino Unido, alargando ainda mais a comprovada implementação do nosso negócio na direção de oportunidades estratégicas globais””.