Hélder Martins eleito para novo mandato à frente da AHETA
Hélder Martins foi reeleito presidente da Direção da AHETA nas eleições para os corpos sociais da associação no triénio 2025/2027. A tomada de posse está marcada para quarta-feira, 20 de novembro às 19h30, no Hotel Alísios, em Albufeira e será presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
Ao ato eleitoral realizado na segunda-feira, na sede da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) em Albufeira, apresentou-se apenas uma lista (Lista A) que foi declarada vencedora, com a totalidade dos votos expressos, a favor. Votaram 51% das empresas constantes do caderno eleitoral.
A lista submetida a sufrágio integrava todos os membros que compunham a lista apresentada em 2022, “embora reforçada por mais algumas empresas em virtude da alteração de estatutos entretanto realizada, a qual permitiu a inclusão de mais associados nas listas”, refere a AHETA em comunicado.
Em nota á imprensa, o presidente agora reeleito salienta a confiança que os associados depositaram na sua lista e deixa a promessa de “continuar a trabalhar para afirmar a AHETA como principal associação regional, na área do turismo”.
“Numa altura em que nos deparamos com tantos desafios, temos que juntar todos os esforços no sentido de garantir a solidez das empresas para continuar a apostar na melhoria das condições dos nossos colaboradores, razão fundamental do sucesso do turismo e, por outro lado, continuar a apostar na qualidade dos empreendimentos turísticos com vista a uma melhor garantia de «value for money», na perceção dos turistas”, defendeu Hélder Martins.
Por seu lado, Mário Ferreira, o novo presidente da Assembleia Geral, espera “continuidade no que se refere aos compromissos assumidos nestas e nas anteriores eleições, que nos elegeram” e avança com o objetivo de “concluir a criação do Gabinete do Associado, como meio de ouvir as empresas e ajudar a resolver os seus problemas” e “densificar os Gabinetes de Apoio Jurídico e Apoio ao Investimento”.
Diz ainda esperar que a AHETA continue a ganhar escala de representação, seja por via orgânica angariando novos associados, seja por cooperação ou agregação com entidades que concorrem para os mesmos objetivos.
“O Algarve, enquanto Região e Destino Turístico, tem especificidades que devem ser defendidas pelas próprias empresas, pois ninguém o irá fazer por nós. Só uma AHETA forte e representativa, como ator de peso no conjunto das instituições, poderá defender as empresas do Algarve da tentação centralista de Lisboa”, declara.