Guimarães certificada com Bronze da EarthCheck como Destino Turístico Sustentável

Guimarães acaba de ser reconhecida com o Bronze da EarthCheck no processo de certificação de Destino Turístico Sustentável. Mas ainda este ano poderá conquistar a certificação Prata, já que o processo de certificação da entidade internacional é progressivo.
Desde 2013, Guimarães tem sido palco de uma transformação sustentável profunda, fruto de uma estratégia de governança que antecipa a Agenda 2030 e promove o envolvimento de toda a comunidade. No seguimento deste compromisso, que já valeu a conquista do galardão de Capital Verde Europeia, Guimarães recebeu agora este reconhecimento da EarthCheck.
“Esta certificação é um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver e um compromisso para o futuro. Queremos que Guimarães continue a crescer enquanto destino sustentável, promovendo um turismo responsável e alinhado com os desafios ambientais e sociais do nosso tempo. Esta distinção reforça a nossa estratégia de valorização do território, beneficiando não só os visitantes, mas sobretudo a nossa comunidade”, sublinha Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães.
“Este é um reconhecimento de todo o setor, dos vários stakeholders do Turismo, comprometidos com a dupla transição, e de toda a gestão do território, assente na Ecossistema de Governança 2030, com a sustentabilidade ambiental como eixo transversal das políticas públicas”, avançou ainda o mesmo responsável.
Recorde-se que a certificação da EarthCheck é um selo de qualidade ambiental que reflete a integração da sustentabilidade nas políticas públicas do concelho. Através da criação de uma Destination Management Organization (DMO), foi possível estruturar uma equipa multidisciplinar dedicada à gestão administrativa do processo, alinhando estratégias e políticas com os padrões internacionais da EarthCheck Destination Standard (EDS).