Guimarães aprova criação do Conselho Consultivo do Turismo para impulsionar setor
Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, considera que o Conselho Consultivo do Turismo, cuja criação acaba de ser aprovada, “marcará um novo capítulo na estratégia de desenvolvimento turístico do concelho”.
Com o objetivo de fortalecer e coordenar esforços para o desenvolvimento turístico de Guimarães, foi aprovada na última reunião do executivo vimaranense a criação do Conselho Consultivo do Turismo.
Segundo anuncia a Câmara Municipal de Guimarães no seu site, este novo órgão consultivo irá funcionar como “uma plataforma de colaboração entre entidades públicas, privadas e instituições de ensino, com o objetivo de impulsionar o setor turístico na região”.
De acordo com Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, citado na nota do município, o Conselho Consultivo do Turismo “marcará um novo capítulo na estratégia de desenvolvimento turístico do concelho”, reforçando o seu posicionamento como um “destino de excelência, capaz de oferecer experiências únicas aos seus visitantes”. Este Conselho, sublinha, será um “instrumento importante na promoção da colaboração e coordenação de esforços” entre os diversos agentes do setor, procurando “potenciar o desenvolvimento sustentável do turismo em Guimarães”.
Incluindo representantes da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal, instituições de ensino, organismos públicos e diversas associações e empresas ligadas ao turismo, o Conselho Consultivo do Turismo de Guimarães terá como principal missão propor e implementar ações que promovam o desenvolvimento sustentável do turismo local e regional.
Entre as suas competências deste novo órgão consultivo, vão estar a apreciação de propostas estratégicas, a promoção de parcerias com entidades nacionais e internacionais, bem como a colaboração na monitorização da atividade turística da região.
Foto: ©CM de Guimarães