GuestReady superou os 200 mil hóspedes em Portugal e quer crescer 20% em 2025

A GuestReady, empresa do setor do Alojamento Local em Portugal e na Europa, recebeu mais de 200 mil hóspedes nas cerca de 1.400 unidades de alojamento que tem sob gestão no país em 2024, com os preços a registarem uma ligeira subida.
Ao mesmo tempo, as estadias estão mais longas: das 3,8 noites que correspondiam a uma estadia média em 2023, a GuestReady destaca um aumento para 4,1 noites em 2024.
No ano passado, a GuestReady manteve uma ocupação anual a rondar os 80% em todo o seu portefólio, registando um aumento constante, mas ligeiro, dos preços relativamente a 2023 (7%), resultado da inflação e do aumento de custos operacionais.
Em 2024 os hóspedes franceses (15%) substituíram os espanhóis (14%) nas nacionalidades que mais reservaram alojamentos em Portugal, seguidos de perto pelos portugueses (14%).
Como é habitual, a época alta fixou-se no mês de agosto, com todas as cidades a registarem uma ocupação superior a 90% e com os preços a atingirem uma média nacional acima dos 100 euros por noite.
Rui Silva, managing director da GuestReady Portugal explica: “Observamos que os visitantes estão a prolongar as suas estadias, algo que pode estar relacionado com a subida dos preços e do custo de vida, o que leva a que as pessoas aproveitem o investimento para ficar mais tempo, mas também pode ser reflexo do aumento da procura para reservas mês a mês no nosso mercado, consideradas de média duração.”
Recentemente a empresa anunciou a sua chegada aos Açores, passando assim a oferecer soluções de gestão completa em todo o território nacional. A aposta nos arquipélagos, aliás, tem dado frutos: a GuestReady destaca o arquipélago da Madeira como uma das regiões mais fortes no setor do AL no momento, registando grande procura e preços elevados o ano todo.
“A Madeira reúne todos os elementos de um destino apetecível em qualquer altura do ano: cultura, gastronomia, paisagens fantásticas, sempre com um tempo imbatível. A sua popularidade não para de crescer e vemos nos Açores igual potencial para sermos bem-sucedidos noutro mercado único em Portugal,” acrescenta o mesmo responsável.
O ano de 2024 ficou ainda assinalado por a GuestReady ter alcançado a gestão de uma carteira de propriedades no valor 2 mil milhões de dólares, valor global anunciado pelo cofundador Alexander Limpert.
Presente em sete países no mundo, de França aos Emirados Árabes Unidos, a GuestReady continua o seu percurso de crescimento internacional com uma equipa portuguesa que se afirma cada vez mais como um elemento-chave do sucesso.
“O nosso foco em 2024 foi continuar a oferecer uma experiência de AL de excelência, com comodidade e rentabilidade para proprietários, e com conforto e praticidade para hóspedes. Os resultados que obtivemos comprovam o excelente trabalho das nossas equipas em Portugal”, conclui Rui Silva.
Para 2025, o managing director da GuestReady Portugal, avança pretenderem consolidar mais as operações no arquipélago da Madeira e na cidade de Lisboa, estabelecer firmemente as operações nos Açores, mas não só, “queremos crescer pelo menos 20% no nosso portefólio e continuar a superar os critérios de qualidade do setor”.