GuestCentric antecipa inverno positivo para a hotelaria em Portugal

“Um 2023 muito positivo e um começo promissor para 2024” é a perspetiva da GuestCentric para a hotelaria em Portugal, avançando que as reservas de novembro apontam uma melhoria significativa do negócio e que os preços, em 2024, poderão acompanhar a inflação.
Após a época alta de verão, a GuestCentric traça alguns cenários para a hotelaria, que permitem aos profissionais do setor definir e elaborar estratégias eficazes para o próximo inverno.
De acordo com a empresa, os dados preliminares de mercado indicam uma procura crescente para os restantes meses de 2023, comparativamente ao ano passado, sendo de sublinhar que as reservas para outubro estão a acelerar e atingiram já 75% dos níveis de 2022.
Por outro lado, as reservas para o mês de novembro apontam, segundo a GuestCentric para uma melhoria significativa do negócio, uma vez que estão a ser feitas cerca de um mês antes daquilo que se verificou no mesmo período de 2022.
No que se refere a Dezembro, a empresa avança que já se apresenta melhor do que em 2022 – estando duas a três semanas à frente dos resultados de 2022.
De acordo com os dados divulgados, os preços dos hotéis em 2024 poderão acompanhar a taxa de inflação, prevendo-se um aumento de cerca de 5%, enquanto os preços dos hotéis europeus mantêm-se cerca de 13% dos de 2022, e nos Estados Unidos se verificou este ano um decréscimo de 6% nos preços até à data.
De acordo com a edição de Setembro 2023 do The Hotelier PULSE, da GuestCentric, a maioria dos hoteleiros inquiridos, tanto na Europa como nos EUA, prevê que os preços médios diários continuem a aumentar no próximo ano. No entanto, mantém-se a dúvida se os hotéis conseguirão compensar o aumento dos seus custos operacionais, mesmo praticando preços mais elevados.
A empresa sublinha no entanto que, embora os sinais atuais do mercado apontem para um ano de 2023 muito positivo, e um começo promissor para 2024, fatores como o aumento nos custos operacionais e a inflação podem perturbar mesmo os planos mais bem elaborados.
Afirmando que 2023 está a ser um ano de receitas elevadas e de procura constantemente elevada, a empresa faz notar que “para 2024 os hotéis devem focar-se sobretudo na rentabilidade do seu negócio”. Para isso, devem monitorizar e tornar absolutamente prioritária a sua receita líquida – isto é, a receita sem comissões e outros custos de distribuição.
“No panorama económico atual, com os custos operacionais em constante aumento, a otimização do canal de vendas diretas deve ser uma das principais estratégias dos hotéis para 2024, permitindo, em paralelo, reduzir os custos de distribuição de terceiros”, alerta ainda.
“O foco na receita líquida, otimizando o canal de vendas diretas, é fundamental para um negócio hoteleiro rentável e sustentável do ponto de vista financeiro”, defende a GuestCentric, acrescentando que este foco “também permitirá aos hotéis em Portugal enfrentar os desafios de 2024, enquanto continuam a proporcionar um serviço de excelência aos seus hóspedes, diferenciando-se assim da sua concorrência”.
Neste sentido, a GuestCentric apresenta um conjunto de boas práticas que melhoram a competitividade dos hotéis, nomeadamente: melhorar a performance do Canal de Venda Direta; minimizar os Custos de Distribuição; gerir o aumento dos custos operacionais e traçar estratégias e tomada de decisões com base em dados.