Guest Incoming parceira da Soltour quer investir na hotelaria em Portugal

Parceira da Soltour Travel Partners na linha de negócios especializada nas costas da Península Ibérica, a Guest Incoming está a entrar em Portugal também na área da hotelaria, através da empresa Checkin Hoteles, como contou ao Turisver Juan Martin del Hoyo, porta-voz da Guest Incoming.
A Guest Incoming está vocacionada para o incoming em que áreas geográficas?
Estamos posicionados em áreas da Península Ibérica, temos sede em Barcelona e escritórios nas Canárias e Costa do Sol, além de representantes de contratação nas restantes zonas, como Alicante, Costa Dourada e Maiorca. Em Portugal, temos um representante no Algarve que contratámos exclusivamente para fazer a contratação para o mercado português, centrada naquilo que é toda a costa portuguesa.
A parceria que têm com a Soltour Travel Partners consiste exatamente em quê?
Fizemos uma joint venture com a Soltour para desenvolver, em conjunto, o negócio de Costas na Península Ibérica, através da qual a Guest Incoming oferece, como recetivo DMC, todo o produto que tem contratado e o que vai contratar expressamente para a Soltour, tendo em conta que o apoio que o operador turístico internacional dá à Guest Incoming nos permitirá vender no mercado espanhol e no mercado português as camas hoteleiros que teremos. Ou seja, a Soltour e a Guest Incoming fizeram uma joint venture para que a Guest Incoming forneça o produto a preços muito competitivos, que no princípio serão “net”, para que a Soltour o possa lançar no mercado português a preços, muito, muito competitivos.
Em Portugal, a Guest Incoming está há pouco tempo?
Sim, estamos há pouco tempo. Fazemos contratação para um tour operador lituano no Algarve e a ideia de termos escolhido uma pessoa para trabalhar exclusivamente a contratação em Portugal – um profissional que trabalhou para um banco de camas – é exatamente para que possamos desenvolver-nos no mercado português, o que vai acontecer já neste verão.
Ser Travel Partner da Soltour não implica que estejam abertos ao mercado para trabalharem com outros operadores?
Não, nós vamos trabalhar em exclusivo com a Soltour. Temos um contrato de exclusividade e é à Soltour que vamos dar preços “net” para podermos ser os mais competitivos no mercado.
Como é que surgiu a ideia desta parceira?
O CEO da Soltour [Tomeu Bennasar]é amigo do CEO da Guest Incoming [Omar Spezie] desde a Logitravel e há cerca de quatro meses começaram as conversações no sentido de haver uma colaboração estreita entre as duas empresas de que resultasse um produto novo, que foi o que agora fizemos com esta joint venture.
Checkin Hoteles, cadeia hoteleira da Guest Incoming, vai gerir hotel em Albufeira
Há projetos para expandir esta parceria?
A ideia é exatamente poder expandir e dar cobertura ao mercado italiano e ao mercado francês para a Península Ibérica. Ou seja, disponibilizar alojamento em Portugal e Espanha para os mercados italiano e francês porque a Soltour também tem presença no mercado italiano e também um pouco no francês por isso vamos contratar camas em Espanha e em Portugal, em especial no Algarve, para distribuir nesses mercados. Este será o passo seguinte, mas não é para este ano.
Nós também temos uma cadeia hoteleira própria, com 24 hotéis, a Checkin Hoteles. Neste momento temos propostas que estamos a analisar para vários pontos da costa portuguesa. Na FITUR assinámos um contrato de intenções para um um projeto de 280 quartos em Albufeira e estamos a avançar nesta linha porque consideramos que a Soltour Portugal precisa de ter no seu portfólio um produto da cadeia Checkin Hoteles.
Esse projeto que estão a negociar em Albufeira é por aquisição ou para fazer a gestão?
É para gerir. No primeiro ano damos sempre preferência a fazer a gestão e não a comprar. O negócio está ainda em fase de conversações e de estudos.
Poderão vir a avançar para outras unidades em Portugal?
Claro, estamos abertos a colaborações com hotéis independentes e familiares que precisem de apoio ao nível da comercialização. Nós temos uma larga experiência a este nível, já que temos 24 hotéis em Espanha e se houver hotéis independentes que queiram trabalhar sob a nossa marca, ficaremos felizes por colaborar.
A vossa cadeia hoteleira é só de hotéis de praia?
Não, são também hotéis de cidade. Neste momento estamos a concluir um hotel no centro da cidade do Porto e estamos à procura de opções de outras unidades, tanto de praia como de cidade.
O nome da Soltour e a penetração que teve a notícia da nossa parceria está a fazer com que muitos hotéis nos procurem para poderem potenciar a sua comercialização com o apoio da Soltour. É muito gratificante que o nome tenha trazido um número significativo de hotéis que veio procurar o novo produto Soltour – Costas.