“Guerra dos Tronos”: Móbil da promoção do Centro e da Extremadura será lançado no 1º Congresso Mundial de Turismo do Interior
Um dos pontos altos do 1º Congresso Mundial ‘Turismo Interior 2024’ vai ser o lançamento da rota turística Guerra dos Tronos, que vai unir locais que, em Portugal e Espanha, serviram de cenário à gravação da icónica série televisiva, como Monsanto, Malpartida de Cáceres, Cáceres e Trujillo, foi anunciado esta terça-feira, na apresentação do Congresso, em Lisboa.
Na apresentação do 1º Congresso Mundial ‘Turismo Interior 2024’, que vai decorrer em Cáceres, na Extremadura espanhola, de 26 a 28 de novembro, Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica Turismo do Interior, que é responsável pela organização do evento, começou por salientar que “este Congresso vai acontecer, graças à Diputación de Cáceres e à Junta da Extremadura”.
A propósito, sublinhou mesmo que “este Congresso, antes de começar, já serviu para uma coisa, já serviu para estreitarmos as relações entre os dois países de uma forma muito mais séria, muito mais concreta e deixarmos (Portugal e Espanha)um bocadinho para trás a ideia de os espanhóis virem comer o bacalhau e nós iremos comer o presunto e [beber] as cañas”.
Referindo-se ao Congresso, avançou que este tem três vertentes extremamente importantes que são, a parte da Academia, o setor público e o privado, uma conjugação sem a qual disse não conceber o Turismo. Assim, vai contar com uma forte participação da Academia: “estamos com 35 universidades, um pouco todo o mundo, Bolívia, Colômbia, Egipto, Turquia, Marrocos (…) 11 portuguesas, 12 espanholas, e serão apresentadas 58 comunicações”.
O congresso vai ter, também dois destinos convidados, Idanha-a-Nova e Cáceres “por uma questão de proximidade, mas também por estarem relacionadas com o projeto que estamos a desenvolver”, justificou Miguel Martins, dando também conta de que o evento vai incluir uma zona de exposição em que participam apenas 29 expositores – um número que não é muito grande “porque o espaço, infelizmente, só dá para um número limitado de participantes”, explicou, acrescentando que o número de inscrições recebidas foi bastante superior em Portugal, já confirmaram a presença expositores de todo o país, desde Guarda a Alcoutim, Coruche. Alfândega da Fé, Ourém ou Tomar, sendo que o mesmo se passa da parte espanhola, disse.
“Um momento alto do evento será a apresentação de uma rota da Guerra dos Tronos, que inclui locais de filmagem icónicos ao longo da fronteira ibérica, caso de Monsanto, Malpartida de Cáceres, Cáceres e Trujillo, trazendo visibilidade internacional e um novo atrativo para a região”
Em relação ao Congresso propriamente dito, o presidente da Associação Ibérica Turismo do Interior, avançou que “o principal objetivo é percebermos que nestes tipos de territórios as coisas também podem acontecer” e não apenas nos grandes centros. Por isso, continuou, “fomos procurar pessoas de todo o mundo que vêm ajudar-nos através das suas experiências nesses mesmos países”.
Um momento alto do evento será a apresentação de uma rota da Guerra dos Tronos, que inclui locais de filmagem icónicos ao longo da fronteira ibérica, caso de Monsanto, Malpartida de Cáceres, Cáceres e Trujillo, trazendo visibilidade internacional e um novo atrativo para a região. “A marca Guerra dos Tronos é uma marca extremamente forte, e tenho a certeza que é uma ponte para fazer essa aproximação” entre os dois territórios, defendeu.
“Pensámos várias coisas e não estávamos a ver nada que pudesse juntar de uma forma fácil estas duas regiões” mas “a natureza, a água, é um denominador comum” e é com esta base que a organização vai fazer uma famtrip com operadores para visitar os locais já referidos, sendo a visita sempre focada no tema Guerra dos Tronos. Aliás, Miguel Martins sublinhou mesmo que “queremos aproveitar isto como âncora para este território”.
Sobre os temas que vão estar em cima da mesa durante o congresso, salientou um tema em particular que é o da mobilidade, sublinhando que “não há nenhuma ligação entre Cáceres e Castelo Branco, e estamos a falar das duas capitais de distrito”. Por isso, disse, “vamos levar ao Congresso o Pablo Pastega, diretor da FlixBus, que são os autocarros verdes que se veem a circular por esse país e pela Europa, com o objetivo de conseguirmos vir a ter uma ligação, duas ou três vezes por semana, e estamos a tentar que eles vejam a ligação entre as duas cidades como um projeto que lhes diga alguma coisa”.
“Apostamos muito nesse setor da mobilidade”, sobretudo na ferrovia, como objetivo de sensibilizar as pessoas para o facto de se poder chegar a todos aqueles territórios de comboio. Neste sentido, foi feita uma ação com a Renfe, com todos os comboios a terem publicidade ao congresso, tendo avançado, a propósito, o desejo de vir a ser feita uma ação idêntica com a CP num “futuro próximo” porque “esta situação tem a ver coma sustentabilidade de que nós falamos todos os dias”.
Ainda em relação ao evento, informou que, para além da famtrip “vamos ter também, um workshop de turismo de interior, no dia 26”.
“O Congresso é muito compacto, ou seja, estamos com a agenda sempre muito ocupada, e o principal objetivo é que sejamos práticos de uma vez por todas, é importante irmos com coisas concretas, com dados concretos”, defendeu.
Para além de Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica Turismo do Interior, a apresentação do 1º Congresso Mundial de Turismo do Interior, que aconteceu esta terça-feira em Lisboa, contou com as presenças de Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro, Jesús Viñuales, diretor-geral de Turismo da Extremadura e Esther Gutiérrez, vice-presidente da Diputación de Cáceres.