Guarda adia Feira Ibérica de Turismo para 2023
O atual contexto de “evolução da pandemia no concelho da Guarda” é a razão apontada pelo município para o adiamento da edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) que estava prevista para este ano.
Na informação que pode ser lida no site oficial da autarquia, pode ler-se que “o Município da Guarda, enquanto organizador da Feira Ibérica de Turismo (FIT), decidiu adiar, por mais um ano, a realização da FIT, tendo em conta as condições de evolução da pandemia no Concelho da Guarda”. Acrescenta ainda a organização que “a autarquia tomou esta decisão ciente da dimensão que a FIT alcançou nos últimos anos, quer em termos de investimento necessário, mais de 400 mil euros, quer pelo elevado número de participantes e a afluência massiva de público”.
Recorde-se que esta seria a 7ª edição do evento, que vem sendo sucessivamente adiado desde 2020, ano em que já não se realizou, devido ao eclodir da pandemia de Covid-19.
Pelo valor acrescido que a Feira Internacional de Turismo representa para a cidade da Guarda e para todo o concelho, a autarquia, entidade organizadora do evento, é a primeira a lamentar o seu adiamento.
“Consciente do impacto desta decisão, o município não pode deixar de lamentar este adiamento e reiterar, uma vez mais, a confiança e o agradecimento a todos aqueles que têm acompanhado a FIT ao longo das seis edições deste grande evento nacional, dedicado ao Turismo Ibérico”, lê-se na comunicação difundida.
Por outro lado, porque a feira iria atrair um número muito significativo de pessoas, o município coloca a saúde pública em primeiro lugar, assumindo que os condicionalismos provocados pela pandemia “não permitem que o município da Guarda promova e realize, salvaguardando as necessárias e fundamentais condições de saúde pública e com as condições de sucesso garantido, a realização deste evento que é já uma marca e uma referência nacional e ibérica, no Turismo de Interior”.
A Feira Internacional de Turismo é organizada desde 2014 pela Câmara Municipal da Guarda, tendo como palco o Parque Urbano do Rio Diz. Por se tratar de uma feira dedicada ao turismo ibérico, a FIT assume o lema “Uma feira. Dois países. O mundo”.