Grutas de Mira de Aire lançam ´app´ para visitas guiadas
As Grutas de Mira de Aire lançam esta quarta feira, uma aplicação para telemóvel que funciona como audioguia de suporte às visitas. A iniciativa insere-se nas comemorações dos 75 anos de descoberta das grutas.
Disponível gratuitamente para Android e para iOS, a nova plataforma dá a conhecer a história e 26 pontos de interesse das Grutas de Mira de Aire em cinco idiomas áudio (português, inglês, espanhol, francês e alemão), língua gestual portuguesa e também numa versão infantil pensada para crianças, avançou a administração.
Desenvolvida com conteúdos originais produzidos em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE), a nova ‘app’ vai ser apresentada esta quarta feira, data em que se assinalam os 75 anos da descoberta da gruta pelo explorador Ernesto Morais.
O novo recurso “torna a visita à gruta mais acessível (e inesquecível)”, garantem os responsáveis pelas grutas, citados pela agência Lusa. Cada visitante descarrega a ‘app’ e pode fazer a sua visita de forma autónoma, além de poder ouvir as explicações as vezes que pretender.
O guião vai dando as indicações mas também conta curiosidades, explica formações e partilha histórias, para que a explicação não seja demasiado científica. A aplicação funciona ‘offline’ e, além dos áudios, contém textos, imagens e vídeos.
Recorde-se que as grutas de Mira de Aire são as maiores já conhecidas em Portugal. Ao todo, contam com 11km, dos quais apenas 600 metros são visitáveis, levando os visitantes a uma profundidade máxima de 100 metros.
Abertas ao público desde 11 de agosto de 1974, as Grutas de Mira de Aire já receberam mais de sete milhões de visitantes, avançou a administração.