Grupo Vinci inicia obras nos principais aeroportos internacionais de Cabo Verde em abril
É já em abril que a Cabo Verde Airports, do grupo Vinci, vai arrancar com as obras integradas no plano de melhoria e modernização dos aeroportos das ilhas cabo-verdianas do Sal, Praia, São Vicente e do aeródromo do Maio, apelando à tolerância de eventuais constrangimentos nas operações.
Em comunicado, a empresa refere que os trabalhos serão faseados e visam as melhorias dos serviços prestados nestas infraestruturas aeroportuárias e desenvolvimento de novas rotas.
É sobretudo na ilha do Sal que se concentra o maior número de turistas de Cabo Verde e de voos internacionais que passam por aquele arquipélago, seguindo-se o aeroporto da capital Praia, na ilha de Santiago e o do Mindelo, na ilha de São Vicente. Embora o aeródromo da ilha do Maio não receba voos internacionais e seja o menos movimentado do país também ele sofrerá obras de requalificação.
Segundo dados da Agência de Aviação Civil, em 2023, o movimento internacional de passageiros bateu novo recorde nos aeroportos de Cabo Verde, tendo registado mais de dois milhões de passagens (chegadas e partidas).
Recorde-se que o Governo de Cabo Verde concessionou o serviço público aeroportuário, a 18 de julho de 2022, ao grupo francês Vinci, tendo como objetivo a expansão e modernização de os quatro aeroportos internacionais e três aeródromos de Cabo Verde, com um plano de investimentos a 40 anos.