Grupo TUI espera que verão “forte” permita voltar ao crescimento sustentável

O Grupo TUI apresentou na quarta feira, 10 de maio, os resultados do primeiro semestre do ano fiscal de 2023, período durante o qual reduziu as suas perdas em 21%, aumentando as receitas para 3.200 milhões de euros, face aos 2.100 milhões do período homólogo.
Com base no volume de reservas, que somam 8,3 milhões até ao momento, 13% acima das registadas no período homólogo do ano passado e representando 96% dos níveis pré-Covid, o Grupo TUI prevê um “verão forte” e um lucro operacional significativamente maior.
“O forte desenvolvimento das reservas e os números trimestrais significativamente melhorados reforçam as nossas expectativas: será um verão forte e um bom ano financeiro de 2023 com um resultado operacional significativamente maior. As nossas iniciativas estratégicas estão a surtir efeito, as dívidas ao Estado foram pagas. O nosso objetivo é retornarmos à nossa força anterior e ao crescimento lucrativo”, afirmou Sebastian Ebel, CEO do Grupo TUI, citado em comunicado.
O Grupo TUI reduziu as suas perdas em 21% na primeira metade do ano fiscal de 2023, que terminou em março passado, para 558 milhões de euros, face aos 707,9 milhões de euros do mesmo período do ano fiscal de 2022.
Relativamente às diferentes áreas do grupo, no segmento Vacation Experiences, que inclui a hotelaria, os cruzeiros e o negócio de tours e atividades, a Hotels & Resorts registou, pelo quarto trimestre consecutivo, um resultado operacional superior ao de 2019.
A ocupação global na área de Hotels & Resorts aumentou 18 pontos percentuais: os hotéis no Caribe alcançaram uma taxa média de ocupação de 92%, sendo o México o destino mais popular com 93% no segundo trimestre.
Destinos tradicionais de curta e média distância, como as Ilhas Canárias e o Egito, foram novamente destinos populares para os hóspedes da TUI, mas destinos de longa distância, como México e República Dominicana, também registaram grande procura.
De maneira geral, porém, o segmento continuou a ser impactado pelas pressões inflacionárias, principalmente no custo de energia, bem como pelas flutuações cambiais. No segundo trimestre de 2023, um total de 2,4 milhões de clientes viajaram com a TUI, um aumento de 0,6 milhões face ao segundo trimestre de 2022.
Quanto à divisão de cruzeiros, no segundo trimestre de 2023 toda a frota de 16 navios estava operacional. Esta área de negócio continua a recuperar, tendo alcançado o quarto trimestre positivo consecutivo em termos de ganhos, com a TUI Cruises a gerar um lucro após impostos de 18 milhões de euros para o Grupo TUI no período em análise.