Grupo Sogevinus investe 2 M€ no enoturismo e cria circuito exclusivo para grupos
As Caves Cálem, caves de vinho do Porto mais visitadas do país, acabam de inaugurar um novo circuito exclusivamente dedicado a visitas de grupo, num investimento de cerca de 2 milhões de euros por parte do grupo Sogevinus, que espera vir a crescer 10% com a nova aposta.
Com um número médio de 1.500 visitantes diários, em época alta, e cerca de 338.000 anuais, o novo circuito tem como objetivo responder ao fluxo de turistas que diariamente ruma às Caves Cálem, sem, assim, desvirtuar a experiência de visita individual.
Desde meados de agosto que as Caves Cálem têm aberta ao público uma ala exclusiva para grupos com entrada pela rua da Barroca – um circuito disponível dentro de um armazém histórico de 1880 onde, num saudável equilíbrio entre a tradição e as novas tecnologias, o visitante é desafiado a descobrir a região do Douro e do Vinho do Porto.
O circuito foi desenhado para ser apenas usufruído por grupos e em estreita colaboração com parceiros, oferecendo assim, um serviço mais qualitativo. Esta foi também a solução encontrada para aumentar a oferta nas Caves Cálem, ao proporcionar mais horários e maior flexibilidade aos parceiros na área do turismo.
O circuito é composto por 800 m2 de exposição e uma sala de provas com capacidade para 200 pessoas. Esta ala conta ainda com a presença das mais recentes tecnologias que ajudam a contar a história do Douro e do Vinho do Porto – paredes interativas onde é abordada a geografia do Douro, o solo, o clima, as castas e o processo da vinha ao copo; uma sala com vídeo projeção com sonoplastia, que convida os visitantes a mergulharem numa experiência imersiva e sensorial sobre a história da Cálem; uma sala que aborda a arte da tanoaria através de uma videowall composta por seis ecrãs; e, ainda, uma sala apoiada num inovador ecrã transparente interativo, de grandes dimensões, devidamente enquadrado numa caixa cenografada, onde os visitantes podem saber mais sobre as famílias de vinhos e cores. Este espaço dispõe ainda da possibilidade de realizar eventos, mediante consulta.
Para Maria Manuel Ramos, diretora de Turismo do grupo Sogevinus, “esta nova aposta foi uma forma que a Sogevinus encontrou para acolher um turismo de grupo sem pôr em causa o serviço de excelência, dando, assim, um serviço ainda mais personalizado a todos os visitantes. Acreditamos que a iniciativa de segmentar a oferta de turismo a pensar nos grupos pode ser uma resposta à contínua procura no segmento do enoturismo e ainda uma tendência no setor.”