Grupo SATA passa a disponibilizar folhetos de segurança em Braille, mas não só
A companhia aérea Azores Airlines, do Grupo SATA, passa a disponibilizar a partir desta sexta-feira, 19 de abril, a bordo das suas aeronaves folhetos de segurança em Sistema Braille, apostando ainda na formação em língua gestual portuguesa. Iniciativas que fazem parte do Programa SATA Inclusiva.
Os folhetos em Braille indicam os procedimentos que devem ser adotados em caso de emergência e serão entregues pela tripulação de bordo aos passageiros com deficiência visual. Brevemente, na SATA Air Açores, será também incluída esta iniciativa, sendo mais um passo a juntar-se a outros já incorporados nos serviços prestados pelas transportadoras aéreas do Grupo SATA.
A formação em linguagem gestual será gradualmente introduzida nos planos de formação e é essencialmente destinada aos funcionários que desempenham funções nas áreas com maior contacto com os passageiros, em particular, aos que asseguram serviços de assistência especial.
Recorde-se que as companhias aéreas do Grupo SATA têm implementado medidas para assegurar a mobilidade dos passageiros com necessidades específicas, garantindo o cumprimento dos princípios de acessibilidade e mobilidade previstos nas leis e regulamentos dos países em que operam.
Entre as medidas já existentes, destacam-se o transporte gratuito de dispositivos auxiliares de locomoção e de cães de assistência; a assistência por pessoal com formação nos aeroportos e a bordo dos aviões; a acomodação em lugares adequados; a disponibilização de um website e de uma aplicação móvel adaptados.