Grupo polaco eSky compra Thomas Cook ao Fosun Tourism Group para reforçar a sua posição na Europa Ocidental
O acordo entre o Grupo eSky e o fundo Fosun Tourism Group diz respeito à aquisição da marca Thomas Cook, exceto nas suas operações na China e na Índia. O valor da transação não foi divulgado, e a sua finalização depende do cumprimento das condições da Autoridade Britânica de Aviação Civil.
O grupo polaco eSky Group, considerado um gigante tecnológico das viagens, acaba de adquirir a Thomas Cook, um dos nomes mais reconhecidos no setor. Em comunicado divulgado esta quinta-feira pode ler-se que “o acordo com o grupo chinês Fosun Tourism Group impulsionará um crescimento significativo para a Thomas Cook e permitirá à eSky reforçar a sua posição na Europa Ocidental”.
A Thomas Cook já confirmou a sua aquisição pelo grupo polaco eSky, proprietário de uma plataforma de viagens líder na Europa Central e Oriental. O acordo proporcionará à Thomas Cook o acesso ao inventário de voos da eSky e apoiará o seu crescimento. Isto abrirá caminho para a eSky entrar num dos mercados mais desenvolvidos da Europa Ocidental.
O Grupo eSky é a plataforma de viagens dominante na região da Europa Central e Oriental, operando sob as marcas eSky e eDestinos em mais de 50 países. Os lucros do Grupo em 2023 ultrapassaram os 19 milhões de euros, com um aumento anual de 42% Com mais de 800 colaboradores – incluindo uma equipa de desenvolvimento interno de mais de 190 – o grupo polaco é detido parcialmente pelo fundo de capital de risco cotado MCI.
“A sinergia da herança da marca Thomas Cook com a nossa tecnologia impulsionará o crescimento da Thomas Cook e permitir-nos-á reforçar a posição da eSky na Europa Ocidental. Esta aquisição faz parte da nossa estratégia de diversificação, desde a venda apenas de voos até à oferta de pacotes nos nossos mercados atuais na Europa e na América Latina, bem como expandir ainda mais para a Europa Ocidental”, afirmou Łukasz Habaj, CEO do Grupo eSky, citado no comunicado do Grupo.
“A conclusão desta transação irá injetar um financiamento significativo nos nossos negócios à medida que reconstruímos a marca e aceleramos o crescimento desta empresa. Combinando a força da nossa tecnologia dinâmica de pacotes e experiência de férias com o inventário de voos, o marketing de desempenho e a força técnica da eSky , estamos confiantes de que criaremos um negócio de viagens europeu formidável”, acrescentou Alan French, CEO da Thomas Cook Tourism.