Grupo Newtour reposiciona Turangra como operador do destino Açores no mercado nacional, revela Gonçalo Palma

Dentro do Grupo Newtour, a Turangra vai voltar a ser encarada como operador turístico, deixando o seu posicionamento quase exclusivo de DMC. Passará portanto, a distribuir programão própria no mercado nacional, toda ela referente ao destino Açores, como avançou ao Turisver Gonçalo Palma, diretor-geral dos operadores do grupo.
Em conversa com o Turisver, Gonçalo Palma começou por recordar que nos últimos anos o produto Açores era distribuído no mercado nacional pelo operador turístico Soltrópico e não pela Turangra o que acabou por levar a que esta última tivesse sido convertida “basicamente num DMC muito dedicado ao mercado internacional”
Neste momento, o Grupo Newtour decidiu reposicionar a Turangra: “Achamos que não há nenhuma razão para que a Turangra, enquanto especialista no destino Açores, não esteja visível no mercado”, explicou, adiantando que “por isso, achamos que tem que ser a própria Turangra a distribuir o produto”.
Assim, em 2023, a Turangra vai ser incluída na esfera de operadores turísticos do Grupo Newtour que desde o ano passado integrava já a Soltrópico e a Egotravel. “Este ano vamos também incluir a Turangra”, afirmou Gonçalo Palma, explicando que enquanto operador turístico, a Turangra terá à sua disposição uma tecnologia igual à que é utilizada pelos outros dois operadores. “A experiência de comprar no site Turangra vai ser igual à experiência de comprar no site da Soltrópico ou da Egotravel, ou seja, há uma uniformização dos processos o que facilita o trabalho aos agentes de viagens”, precisou o responsável.
Dito de outra forma, a Turangra servirá de “ponta de lança” internacional, e aí funcionará na base do incoming para os mercados externos, mas para o mercado nacional terá a sua programação própria, irá colocá-la no mercado e fazer o recetivo dessa mesma programação
Operador turístico mono-destino, o produto da Turangra será, no entanto, multi-formato já que a própria dispersão geográfica das ilhas açorianas permite uma infinidade de opções. “ Vamos ter grupos fechados operados em sistema de circuito, venda individual com fins de semana e short-breaks, pode fazer-se voo+hotel, juntar excursões e rent-a-car, fly and drive…estão todas as possibilidades estão em cima da mesa”, contou o nosso entrevistado.
O que Gonçalo Palma deixou claro foi que, apesar do profundo conhecimento que a Turangra tem do destino Açores poder, hipoteticamente, ajudar a elaborar programação mais agressiva em termos de preço, este não será o foco do operador. “O nosso objetivo não reside no preço”, assegurou o responsável, precisando que “o nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade. Temos que ter a capacidade de não tirar valor àquilo que fazemos mas sim justificar porque é que o cliente nos paga um determinado valor, e isso é o mais importante”.
A propósito, salientou que a Turangra agrega produtos de terceiros pelo que os preços dependerão sempre de variáveis como os voos, a hotelaria, o rent-a-car, etc. Ainda assim, garantiu, a “Turangra tem todos esses contactos e vai conseguir, com toda a certeza, oferecer o melhor que está no mercado, apesar de não estarmos obcecados pelo preço”.